Estão abertas as inscrições para incubadora da Unitec em Esteio

Iniciativa faz parte do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais

Crédito: Divulgação

A primeira seleção de empresas e projetos para integrar a Unitec Esteio teve início neste mês. A iniciativa faz parte do Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais. É fruto de uma parceria entre a prefeitura de Esteio, a Unisinos e a Unitec.

O edital com mais informações sobre o processo e registro de interesse em concorrer as 10 vagas para a incubadora está disponível aqui. O prazo de inscrições vai até o dia 30 de outubro.

A diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, destaca que Esteio é a primeira Unitec IAD. “A incubadora nasce numa perspectiva de oportunizar empreendedorismo de inovação aos jovens da cidade. Há boas escolas técnicas locais, o que facilita o surgimento de startups inovadoras. Iremos focar nas tecnologias como TI, Convergência digital, IA e novos materiais”.

Os projetos devem se enquadrar em uma das cinco áreas de atuação da Unitec: tecnologia da informação; automação e semicondutores; comunicação e convergência digital; tecnologias para saúde; e tecnologias socioambientais. Não é necessário constituir empresa no momento da inscrição e submissão da proposta. Em caso de aprovação no programa de incubação, os selecionados deverão regulamentar sua situação conforme as datas previstas no cronograma do edital.

As ideias selecionadas terão benefícios como consultorias, mentorias, networking, qualificação e capacitação. Outra vantagem será o uso de infraestrutura física, prevista para ser instalada em quatro salas na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Esteio, que serão adequadas ao seu novo propósito.

A escolha dos projetos será feita por “pitch” online, no qual o empreendedor defenderá a sua proposta diante de uma banca de avaliadores. Entre os critérios de julgamento estão espírito empreendedor, grau de inovação, viabilidade técnica e econômica, competência e modelo de negócio. As apresentações ocorrerão entre os dias 16 e 23 de novembro e os participantes receberão por e-mail a data, hora e link para acesso. O resultado da banca será informado em até cinco dias úteis e os aprovados recebem orientações sobre a documentação necessária para a contratação junto à Unitec.

Para mais informações sobre o processo, é possível entrar em contato com a equipe técnica da Unitec, através do e-mail unitecesteio@unisinos.br.

Saiba mais sobre a parceria entre Unitec e prefeitura de Esteio

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Unitec Esteio é resultado da assinatura, em 21 de janeiro deste ano, da adesão da prefeitura de Esteio ao Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais. O município foi o primeiro a assinar o convênio. A medida visa promover o empreendedorismo inovador e acelerar o desenvolvimento regional através de negócios de alto valor agregado.

As startups participantes do programa terão acesso ao processo de desenvolvimento on-line na Unitec, com metodologia de avaliação e indicadores de desempenho empresarial, além de interação com startups do Tecnosinos e com o Ecossistema de Inovação da Unisinos, envolvendo professores, laboratórios e institutos tecnológicos. Também será disponibilizado banco de mentores experts de mercado (assessorias on-line).

Lançado em outubro de 2020, o Programa +Startups: Rede Unitec de Incubadoras Locais desenvolve uma modalidade de incubação híbrida, que é direcionada a agentes externos, como prefeituras e polos setoriais, que estejam interessados em alavancar o desenvolvimento regional ou local através do surgimento e maturação de novas empresas de base tecnológica. Nessas novas unidades, a Unisinos também poderá disponibilizar outros serviços de educação, como por exemplo, polos de educação a distância, cursos de extensão e projetos corporativos.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de startups em todo o Rio Grande do Sul e oportunizar aos municípios a inserção na economia do conhecimento, como opção à economia local, possibilitando a participação de empresas de base tecnológica, sediadas nas cidades parceiras, no programa de incubação da Unitec. Além disso, visa promover a retenção de jovens talentos na região.