Religiões unidas por um diálogo de sabedoria

Grupo Inter-Religioso de Diálogo – Programa gestando o diálogo Inter-religioso e o ecumenismo - GDIREC - Balanço Social 2013

Ao se reunirem todo mês, os integrantes do Grupo Inter-Religioso de Diálogo conversam sobre a melhor forma de expandir o conhecimento das religiões e suas práticas sociais para a comunidade. De forma ética, respeitosa e tolerante, eles objetivam as ações para melhores métodos de integração.

Durante a reunião, curiosidades vão surgindo em relação a cada representante da religião. Isso mostra o respeito que cada um possui pelo seu próximo, colega, ou melhor, amigo. “Existe uma amizade que começa neste grupo e vai muito além. Existe respeito. E onde existe respeito, essas coisas se fortalecem”, enfatiza José Carlos Bandeira, representante do espiritismo.

Líderes religiosos trocando informações e debatendo sobre religião.

O líder religioso do Centro Espírita Amor à Verdade, de São Leopoldo, lembra que foi convidado a participar do segundo ano do grupo, e desde então, o sentimento aumenta. “Eu me sinto a cada encontro, bem mais fraterno e próximo desses amigos de outras seitas e religiões”, fala Bandeira. Os aprendizados adquiridos nos encontros pelo líder religioso faz com que ele conheça, de forma mais profunda, as outras denominações religiosas, e com isso, pode levar para a comunidade toda essa sabedoria.

“Doutrina espírita não é conversionista, é uma doutrina de esclarecimento, de procura da educação do ser”, explica Bandeira ao falar um pouco sobre o espiritismo. Segundo o entendimento dos praticantes da religião, todas as religiões são boas e necessárias. Dentro do grupo, nove denominações religiosas trabalham juntas: Africanista, Brahma Kumaris, Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana, Espiritismo, Evangélica da Confissão Luterana do Brasil, Santo Daime, Umbanda e Zen-Budismo.

Esta matéria foi realizada em meados de 2014, referente ao Balanço Social 2013.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar