Fernando Gabeira abre a programação da Virada Sustentável

Seminário acontece nesta sexta-feira, 6/4, no Campus Porto Alegre

Fernando Gabeira √© um dos apresentadores Crédito: Autor Desconhecido

Nesta sexta-feira, 6/4, acontece o Seminário da Virada Sustentável 2018. O evento aborda a importância da educação como meta de sustentabilidade e toma como ponto de partida os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desigualdade social, paz e justiça, consumo consciente e cidades sustentáveis.

A conferência de abertura, que também marca o início da 3ª Virada Sustentável Porto Alegre, será realizada por Fernando Gabeira. Escritor, jornalista e ex-deputado federal, é conhecido pela sua atuação no Partido Verde, do qual é membro-fundador, defendendo posições polêmicas em questões consideradas como tabus na cultura política brasileira como a profissionalização da prostituição, o casamento gay e a descriminalização da maconha.

Desde 2013, Gabeira apresenta o programa de reportagens e entrevistas Fernando Gabeira, no canal de TV Globonews. É autor de oito publicações. Seu primeiro livro, intitulado O que é isso, companheiro? (1979), conta sua participação na luta armada contra o regime militar no Brasil (1964–1985) e seu posterior exílio na Europa. O livro venceu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria biografia e (ou) memórias em 1980 e foi transformado em filme pelo cineasta Bruno Barreto em 1997.

Ensino Superior

Após a conferência será realizada uma mesa especial sobre ensino superior em Porto Alegre. O objetivo é debater de que modo a universidade pode contribuir para melhorar a qualidade da educação nas escolas de ensino básico.

Para colaborar com esse momento de debate foram convidados integrantes da Unisinos, Pucrs e Ufrgs. A Unisinos será representada pelo vice-reitor Pe. Pedro Gilberto Gomes, a Ufrgs pelo pró-reitor de pesquisa, Luís da Cunha Lamb e a Pucrs pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento, Jorge Luis Nicolas Audy. A mesa redonda promete trazer questões relativas ao ensino superior e à educação básica com foco na sustentabilidade.

09h30 – Abertura Oficial da Virada Sustentável

10h – Conferência de Abertura com Fernando Gabeira