Ensinando um novo ofício

Projeto desenvolvido por estudante de Psicologia da Unisinos busca a capacitação profissional de pessoas em vulnerabilidade social

Crédito: Cristina Machado Gomes

Uma iniciativa capaz de resgatar a autoestima e capacitar para o mercado de trabalho. Assim é o projeto que os cursos de Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica e Graduação em Engenharia Eletrônica da Unisinos estão apoiando. “A oficina Pequenos Reparos Elétricos foi idealizada pela aluna do curso de Psicologia, Cristina Machado Gomes, que realiza estágio no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas – CAPS AD e no CAPS Infantojuvenil Aquarela, ambos de São Leopoldo”, conta o coordenador do curso de Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica da Unisinos, Paulo Ricardo Pereira.

A oficina surgiu como uma ideia de habilitar profissionalmente as pessoas atendidas nos dois Centros de Atenção Psicossocial. “O objetivo principal está na capacitação e na valorização do grupo, formado por adultos e adolescentes”, destaca o professor.

Cristina explica que propôs essa parceria por ver nos usuários do CAPS o desejo de ter acesso ao mercado de trabalho. “O grupo gostava de mexer com a parte elétrica e fazer pequenos reparos. Falei com o coordenador do MP em Engenharia Elétrica que abraçou a ideia”, lembra a estudante.

Crédito: Cristina Machado Gomes

Outro fator que impulsionou o desenvolvimento do projeto foi que Cristina precisava criar uma atividade que aproximasse os adolescentes do Infantojuvenil Aquarela do mercado de trabalho. “A ideia do curso foi trazer esse grupo para Universidade, são ao todo 20 usuários, 10 de cada projeto, que participam da oficina”, ressalta Cristina.

O curso tem encontros quinzenais nos laboratórios da Escola Politécnica. O coordenador da graduação em Engenharia Eletrônica da Unisinos Rodrigo Marques de Figueiredo também é parceiro da ação, e auxiliou na viabilização da proposta, transformando a oficina em uma prática de extensão, que envolve a atividade acadêmica de Instalações Elétricas. A parceria com o curso de Engenharia Eletrônica possibilitou que os estudantes virassem instrutores da oficina ministrada para o grupo do CAPS.

Crédito: Cristina Machado Gomes

“A experiência dos alunos é muito técnica, e quando a gente abre a Universidade para outras atividades, desenvolvemos nos estudantes outras aptidões, não só técnicas. Por isso, aproximar a comunidade e a Universidade é algo que ultrapassa o projeto e traz benefício para todos os envolvidos. Os participantes do CAPS conquistam o aprendizado de uma nova atividade, e os estudantes da Unisinos, crescem, pessoal e profissionalmente, nessa troca”, afirma Rodrigo.

Para possibilitar a realização dessa oficina, foi necessário uma série de materiais e equipamentos, dentre eles os conjuntos de ferramentas doado pela Gedore e os multímetros doados pela Minipa. “Ao final do curso, além do certificado, os alunos do CAPS irão receber um kit com ferramentas para poderem trabalhar”, destaca o professor. A prefeitura de São Leopoldo também apoiou o projeto disponibilizando o transporte do grupo até a Unisinos.