Ensinando o professor

Assessoria ao ensino religioso – Programa gestando o diálogo inter-religioso e o ecumenismo (GDIREC) - Balanço Social 2013

Bernardete Fasolo, cansada de ver a disciplina de Ensino Religioso ser tratada como um complemento da carga horária no colégio, resolveu inovar. “Eu comecei a pensar: ao ensino religioso é dado esse tipo de importância, quando para a maioria das pessoas, ele é muito essencial. Ele está na base e no alicerce de muita coisa”, observa.

Antes de atuar como diretora do Colégio Estadual Vila Becker, Bernardete teve uma grande ideia. Era uma turma de terceiro ano, no turno da noite, há alguns anos atrás. Na época, a até então professora listou uma série de religiões para os alunos, que divididos em grupos escolheram aquelas que geravam mais curiosidades. O resultado foi surpreendente e muito bom, ao considerar que a disciplina era oferecida em um período semanal e para estudantes que trabalhavam o dia todo. “Teve alunos que foram para centros espíritas ver como funcionavam, eles passaram por aprendizados e trouxeram essa experiência para a sala de aula. Também tiveram pessoas que foram a templos. Então percebi que o interesse do Ensino Religioso como pesquisa era fundamental”, enfatiza.

A vontade de Bernardete em aprofundar os conhecimentos nesse assunto era tão grande, que quando recebeu um e-mail sobre o curso de Assessoria ao Ensino Religioso, não houve duvidas, e se matriculou. Na época ela não estava mais lecionando, pois trabalhava dentro da diretoria, e fez o curso impulsionada pela curiosidade. “Eu me apaixonei! Porque eu vi como as religiões são tratadas. Havia várias professoras municipais, que falaram como elas tratam a diversidade religiosa com os pequenos, e todas com a mesma situação problemática: o desprezo da disciplina e o que ensinar”, lembra.

Com os ensinamentos adquiridos, a diretora define em uma palavra o que o curso marca: respeito. “Só mudam as pessoas, mas a busca é a mesma”, argumenta. Conhecer as diferentes religiões fez com que ela refletisse sobre os diferentes métodos de ensino da disciplina, e também pessoalmente.

A Assessoria ao Ensino Religioso possui como objetivo capacitar professores na área, que conforme a Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997, integra a formação básica do cidadão, a partir da disciplina nas escolas públicas, respeitando a diversidade religiosa nacional. Além disso, proporciona aos educadores informações e formas de como lidar com a religião.

Esta matéria foi realizada em meados de 2014, referente ao Balanço Social 2013.