Unisinos 50 anos: nossos desafios para o amanhã

Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2019/2 aconteceu no último sábado, 24/8

Crédito: Janaína Costa

O Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2019/2, realizado no último sábado, 24/8, foi um momento de confraternização. O tradicional evento da Universidade aconteceu no Teatro Unisinos, Campus Porto Alegre. O tema deste semestre foi “Unisinos 50 anos: nossos desafios para o amanhã”. Antes de iniciar as atividades previstas para o Encontro, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, recepcionou funcionários e colaboradores no Espaço Luis Fernando Verísssimo, para um café da manhã.

A abertura do evento foi feita pelo reitor com boas-vindas a todos e a citação de um trecho bíblico que diz “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Na sequência, foi apresentado o vídeo do Posicionamento Institucional da Unisinos. “A construção desse vídeo levou muitos meses de trabalho e discussão. Ele traz o esforço e o desafio de fazermos um laço que nos posiciona em sintonia e em harmonia”, afirmou.

A Decana da Escola de Gestão e Negócios, Claudia Bitencourt, subiu ao palco e entregou ao reitor o Relatório da Acreditação internacional, processo que busca a certificação que é concedida pela AACSB International – The Association to Advance Collegiate Schools of Business.

Resultados de nossa operação

Nesse momento, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin, apresentou os indicadores acadêmicos e sociais 2019/1. Ele destacou o fato da Unisinos conseguir manter, nos últimos anos, o número de captação de projetos com empresas e instituições. “Isso mostra a seriedade com que a Unisinos investe cada real de recurso externo“, ressaltou.

Crédito: Janaína Costa

Balestrin também destacou o planejamento estratégico, processos de matrículas e as entregas da Unisinos para a comunidade em termos de projetos sociais. “São 17 projetos sociais da Universidade com mais de 24 mil pessoas atendidas por ano”, enfatizou.

Os indicadores econômicos e financeiros foram apresentados pelo pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro. Na oportunidade, ele falou sobre o planejamento da Unisinos para 2020, além dos investimentos no ensino, infraestrutura e demais áreas da Universidade.“Nós trabalhamos em função de um conjunto de ações necessárias para dar conta da Universidade”, completou.

Projetos Estratégicos

O professor Artur Jacobus apresentou o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI que traz a missão, visão, projetos estratégicos e pedagógicos da Universidade. “É importante que a gente perceba, que embora tenhamos múltiplas vozes, acima de tudo deve predominar uma coerência. Para que a campanha institucional não diga uma coisa e nosso projeto pedagógico fale outra”, lembrou.

Crédito: Janaína Costa

Representando a área de Projetos Estratégicos, Juliana Wolfarth e a gerente de Ambientes e Conveniências, Luciana Curra realizaram a entrega impressa ao reitor do Projeto Estratégico 1, que é o desenvolvimento de um novo modelo de negócio inovador para a Educação a Distância Unisinos.

Crédito: Janaína Costa

O diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Costa de Souza, apresentou os primeiros resultados observados a partir das mudanças que foram pensadas de forma colaborativa no projeto EAD. “Com as mudanças, reduzimos os percentuais de evasão e aumentamos o número de alunos”, comemorou. Na oportunidade, ele destacou o recredenciamento institucional do EAD com nota 5, conceito máximo concedido pelo MEC.

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação – UAGRAD, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci falou sobre a questão das Licenciaturas. Ele destacou a proposta do Instituto de Formação de Professores e reestruturação do currículo das Licenciaturas. “Não ficaremos estagnados em relação às Licenciaturas. Nós vemos um mundo de oportunidades para aumentar ainda mais a importância da participação da Unisinos na formação dos professores e na transformação da sociedade”, afirmou.

Infraestrutura

O diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços – UAOS, Cristiano Richter, apresentou as ações de melhorias que estão sendo realizadas. Ele destacou a implantação da nova Unidade como um desafio. “Trouxemos um conceito novo para as áreas de Apoio, um conceito de uma Unidade de Operações. Além do desafio da transformação digital dos nossos negócios e serviços de apoio”, explicou. Na oportunidade, Cristiano parabenizou e agradeceu o trabalho de toda equipe da UAOS.

Mensagem do convidado

O reitor, Pe. Marcelo, entregou uma placa, concedida pela Unisinos, ao coordenador-geral de Estímulo ao Desenvolvimento de Negócios Inovadores, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Henrique de Oliveira Miguel. A homenagem foi uma forma de reconhecimento e agradecimento pela contribuição e relevante trabalho prestado em prol do desenvolvimento do setor de microeletrônica e das políticas de informática do Brasil.

Crédito: Janaína Costa

“Meus parabéns pelo evento e pela visão de futuro que é muito importante. Agradeço por estar aqui e que além de levar essa honraria, levo também muito conhecimento, muitos desafios. Que além de proporcionarem o desenvolvimento e crescimento dessa instituição, aqui tem atuação nobre de formar pessoas. Aqui se ensina a sermos boas pessoas, bons brasileiros e bons seres humanos”, disse.

Henrique Miguel ainda destacou a capacidade e condição da Unisinos em superar mudanças. “Eu só posso desejar sucesso, hoje e sempre. Continuem trabalhando para terem sucesso, família Unisinos”, ressaltou.

No encerramento do Encontro, o reitor deixou um questionamento sobre “como damos conta de trabalhar toda essa temática da economia digital no contexto do livre mercado e por outro lado a questão da orientação social pelo bem comum”. Pe Marcelo finalizou os trabalhos convidando todos para rezar um Pai Nosso.