Enfermagem da Unisinos completa 60 anos

História do curso se confunde com a trajetória da universidade

Foto: Autor Desconhecido

Em 1956, o surgimento de um dos primeiros cursos da então faculdade Unisinos, impactou a comunidade local. A Enfermagem comemora, em 2016, seis décadas formando profissionais para o mundo. A festa de aniversário não poderia ocorrer de outra forma: nos dias 9 e 10 de maio, serão oferecidas palestras, mesas redondas e conferências no evento Enfermagem Unisinos: Um Recorte Histórico-Cultural de 60 Anos na Saúde do RS e os Desafios Contemporâneos.

O evento apresentará a trajetória histórica dos 60 anos de ensino e aprendizagem do curso de graduação. Seu objetivo principal é refletir sobre os desafios contemporâneos da Enfermagem do século XXI, desvelando os aspectos significativos que devem ser palco de discussão no âmbito universitário.

Sucesso na caminhada

Você já pensou em tudo que aconteceu nos últimos 60 anos? A queda do muro de Berlim, o golpe militar e a vitória da democracia, o ataque às Torres Gêmeas, o surgimento da internet e até a aterrissagem do Apolo 11 na lua. Eventos que ficaram marcados pela sua relevância no cenário mundial.

Aline Pierotto, uma das coordenadoras do curso, fala que o sucesso do curso se reflete nesses longos anos de estrada e também nos seus alunos. “Ter a oportunidade de estudar em uma Universidade que comemora 60 anos de um curso, eu vejo que é de suma importância. O estudante que está aqui inserido, tem um futuro muito promissor no mercado de trabalho”, comenta.

Satisfazer os alunos com conhecimento, debates relevantes e oportunidades de crescimento profissional são os objetivos que as coordenadoras esperam conquistar. Muitos professores do corpo docente foram alunos do curso, anos antes. Essa paixão pela profissão é o que move a todos.

“Esperamos para o curso de Enfermagem a satisfação dos nossos alunos, que possam continuar vindo para Unisinos com amor e orgulho de estudar em um lugar que faz a diferença na formação profissional. Que nos próximos 60 anos, eles estejam tão satisfeitos quanto estão hoje”, finaliza Aline.

Programação

Com carga horária de nove horas, o evento é gratuito e destinado a alunos e professores da Unisinos, comunidade acadêmica da região metropolitana, egressos e instituições de saúde. O certificado será entregue para o participante que tiver, no mínimo, 75% de frequência.

O primeiro dia reserva palestras sobre os desafios da enfermagem no contexto mundial atual. Na ocasião, será abordada a trajetória do curso de graduação e o recorte histórico-cultural dos 60 anos. A comunicação e o resgate do ser também é um dos assuntos do dia e será ministrado pela professora Maria Julia Paes da Silva, da USP.

Metodologias ativas no ensino da saúde, enfermagem na contemporaneidade, perfil da profissão no Brasil e prática avançada serão os assuntos tratados na terça-feira. Oficinas práticas estão reservadas para o resto do evento. Para participar, é preciso inscrever-se no site. Para conferir horários e informações, clique aqui.