Aluna tem dissertação premiada no Encontro Nacional de Engenharia de Produção 

Além do Mestrado, Mariana Machado é egressa da Graduação Unisinos

Crédito: Shutterstock

A mestre em Engenharia de Produção e Sistemas Mariana Machado, foi a grande vencedora do prêmio Associação Brasileira de Engenharia de Produção – ABEPRO, na categoria Dissertação de Mestrado Acadêmico. A premiação aconteceu no Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP, o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção. 

Mariana explica que sua dissertação é sobre a monetização de dados, um fenômeno capaz de auxiliar as empresas a deixarem de gerar custos com seus dados e passarem a gerar receita. “É um campo relativamente novo e há muito o que aprender. A literatura atual ainda é escassa. Então, meu estudo se concentrou no estabelecimento da causalidade. Ele explorou como seriam processos de negócios capazes de suportar a receita por meio da monetização de dados”.  

Para isso, a mestre em Engenharia de Produção e Sistemas utilizou a lógica CIMO para desenvolver design patterns baseadas em estudos empíricos anteriores. “Avaliei esses padrões a partir de um estudo de caso em uma empresa brasileira que obtém sua única fonte de renda a partir da monetização de dados. Assim, meu estudo contribui organizando e sintetizando o conhecimento disponível sobre o fenômeno. Além disso, pode servir como um guia para que as empresas sejam capazes de estruturar seus processos de negócios de monetização de dados, gerarem mais receita e contribuírem com a sociedade”, completa. 

Mariana afirma que receber esse prêmio é uma honra. “Para mim, significa o reconhecimento de todo o meu esforço dedicado à pesquisa e à Engenharia de Produção nesses últimos anos. Com certeza, é um marco significativo na minha carreira acadêmica e profissional, pois indica que tenho desenvolvido um trabalho de qualidade e relevante para a sociedade. Espero poder continuar contribuindo cada vez mais”. 

“A Unisinos é a minha escolha de faculdade desde a graduação, e o motivo sempre foi o mesmo: excelência na educação. Conforme venho avançando na minha trajetória acadêmica, o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Produção e a Unisinos têm me proporcionado a base e os meios necessários para que eu possa realizar trabalhos e pesquisas cada vez melhores”, conta Mariana. 

Crédito: Divulgação

Para o coordenador do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS, Daniel Lacerda, o prêmio recebido é um grande reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida em temas inovadores e de fronteira em termos científicos. “Esse trabalho se lastreia em um conjunto de prêmios nacionais e internacionais obtidos pelo time de docentes e discentes. O principal aspecto é o reforço da qualidade científica e de pesquisa aliada a alta capacidade de interação com as empresas para a geração de valor para a sociedade”, comenta.  

Lacerda lembra que o primeiro prêmio ABEPRO foi obtido em 2013 e, desde então, o PPGEPS figura entre os finalistas com ouras importantes Universidades na área de Engenharia de Produção. “Isso significa que o compromisso com a excelência acadêmica é uma constante ao longo do tempo e configura o PPGEPS como um local apropriado para pessoas que buscam se desenvolver pessoal e profissionalmente” conclui. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar