Encontro promoveu diálogo entre universidade e escolas

Evento aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro, em Rio Grande

Crédito: Arquivo Pessoal

Nos dias 27 e 28 de outubro aconteceu a primeira edição do “Encontro Escola ComVida”. O evento integra atividades de pesquisa-formação realizadas mediante articulação entre universidade e escola no âmbito da formação de professores e gestores. A ideia é fortalecer o diálogo de saberes entre quem atua nas instituições.

Nos dois dias, alunos do Mestrado Profissional em Gestão Educacional e o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas visitaram a cidade de Rio Grande. Foi um momento dedicado a estudar o sistema de ensino e o conjunto de escolas integrantes.

Crédito: Arquivo Pessoal

O encontro foi coordenado pelos professores do PPG de Gestão Educacional da Unisinos: Artur Eugenio Jacobus, Rosângela Fritsch, Ana Freitas e Ana Ghisleni. A atividade oportunizou o diálogo com a experiência de gestão educacional que se realiza na Rede Municipal de Ensino de Rio Grande.

De acordo com a professora Ana Ghisleni, essa atividade aproximou os diversos aspectos da gestão educacional e seus desdobramentos nos funcionamentos de uma secretaria de Educação e das escolas. “Além disso, proporcionou a compreensão de como as políticas educacionais fazem o percurso da proposição à aplicação nos contextos concretos”, contou.

Para o professor Artur, a visita foi muito proveitosa. “De todas as atividades, se tivesse que destacar somente uma, eu apontaria a conversa com a direção da escola. Pois, pelo seu caráter mais privado, possibilitou que os alunos tomassem contato tanto com as luzes como com as sombras da gestão”, destacou.

Desde 2016, o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas vem realizando rodas de diálogo buscando estabelecer parcerias com diferentes escolas de Educação Básica.