Encontro celebra a autorização do curso de Medicina

Atividade aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 7/8

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na tarde dessa segunda-feira, 7/8, os prefeitos das cidades de São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Sapucaia do Sul e a diretora do Hospital Getúlio Vargas, do município de Estância Velha, foram recebidos na Unisinos para um encontro de celebração da autorização do curso de Medicina. A autorização da oferta do curso de Medicina, finaliza um longo processo, que se iniciou com a candidatura da cidade de São Leopoldo em 2013.

Ao longo do processo, a Universidade e os municípios parceiros se encontraram diversas vezes. Hoje, o grupo volta a se reunir para celebrar a autorização do curso de Medicina e identificar oportunidades de uma nova caminhada em benefício da saúde da região.

O reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, deu boas-vindas aos presentes e, em seguida, passou palavra ao diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, que contextualizou o histórico do curso, desde as primeiras reuniões, em 2013, até a autorização do curso, na última terça-feira, 1/8. “O curso nasce na cidade de São Leopoldo, mas tem impacto em toda região. Os municípios de Campo Bom, Sapiranga e Estância Velha, firmaram essa parceria com a Unisinos lá no início”, lembrou Borba.

A coordenadora de Medicina, Nêmora Barcellos, falou do projeto do curso de formar médicos com um perfil ético e humanista, que considere não só dados individuais, mas regionais. “Nosso objetivo é formar médicos que se relacionem com o paciente, a família e a sociedade em que estão inseridos”, destacou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O prefeito de Sapucaia do Sul, Luís Rogério Link, salientou a importância desse momento. “Estamos muito satisfeitos com a filosofia do curso da Unisinos, preocupado com a região. Sapucaia se coloca à disposição da Unisinos”, completou.

Representado a cidade de Campo Bom, o prefeito Luciano Baptista, lembrou da carência de médicos na região e frisou: “É uma satisfação estar participando desse momento”.

Corinha Molling, prefeita da cidade de Sapiranga, destacou a parceria do município com a Universidade. “Sapiranga sempre foi parceira da Unisinos e sempre será. Nossa população precisa de médicos com perfil humanista”, enfatizou.

Diretora do Hospital Getúlio Vargas do município de Estância Velha, Maria Pereira, esteve presente no evento representando a prefeita municipal de Estância Velha, Maria Ivete de Godoy.  “Em nome do município agradeço a oportunidade de estar aqui. Estância Velha está à disposição para o que for necessário”, afirmou.

O último prefeito a usar a palavra foi Ary Vanazzi, representante da cidade de São Leopoldo. “As cinco prefeituras vão ser um esteio de sustentação para o curso de Medicina. Nós vamos construir um novo modelo de medicina, não é só formar mais um médico, mas um médico diferenciado, preocupado com a prevenção”, ressaltou Vanazzi.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Padre Marcelo encerrou a reunião lembrando uma história antiga, de quando começou a pensar sobre saúde pública, ao ver uma fila de pessoas aguardando atendimento pelo SUS, isso há mais de 30 anos. “Através da nossa rede, nós podemos universalizar o atendimento de boa saúde para todos. Isso é inclusão”, finalizou.

Após o término da reunião, o grupo foi convidado para uma visita guiada pelos laboratórios da Escola de Saúde da Unisinos.