Embaixador da Coreia do Sul na Unisinos

Visita ao Campus São Leopoldo contou com tour para conhecer a Universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã dessa quarta-feira, 22/8, a Unisinos recebeu o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Chan-woo Kim. A visita iniciou no gabinete do reitor com a participação de integrantes da embaixada e convidados representantes da SKKU, Hana Micron, HT Micron e Unisinos.

O reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, saudou os presentes e deu boas-vindas aos visitantes. Em seguida, apresentou os integrantes da reunião para o embaixador. “Aqui na Unisinos somos uma universidade tecnológica e humanista. A HT Micron fortalece nossa relação com a Coreia do Sul e o ensino da língua coreana na Unisinos aproxima os países”, destacou.

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin, enfatizou a importância dos programas de mestrado e doutorado, das parcerias com outros países e dos Institutos Tecnológicos. “Isso é muito importante para internacionalização da Universidade e para o desenvolvimento de pesquisas”, afirmou.

Padre Marcelo falou ainda da importância da preservação da Amazônia e lembrou que a Unisinos vai sediar um evento com essa temática. “Nós precisamos no Brasil ter a capacidade de desenvolver a economia com ciência, tecnologia e cuidado ambiental”, apontou o reitor e lembrou da história da construção da hidrelétrica de Belo Monte.

O embaixador falou da importância de colaborar com países como o Brasil, que estão ainda muito em dúvida sobre como bem aproveitar seus recursos naturais. “A Coreia tem muito conhecimento em engenharia para colaborar neste sentido. O Brasil é muito rico em recursos biológicos e isso pode ser uma fonte muito rica de pesquisa para que a bioengenharia possa trabalhar para redução do impacto ambiental causado até agora”, explicou Chan-woo Kim, que destacou ainda a importância das universidades e da pesquisa se adaptarem às mudanças climáticas, pois esse será o próximo passo para o futuro, segundo ele.

Conhecendo a Unisinos

Após a recepção no gabinete do reitor, o embaixador foi conduzido por um tour no Campus São Leopoldo. Participaram da visita, além do embaixador, o segundo secretário da embaixada Kiseok Michael Kang, a pesquisadora da embaixada Regina Jeong, o professor da SKKU Chilgee Lee, o cargo da Hana Micron, Jayden Kim, o cargo da HT Micron, Chris Ryu, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Aquino e o diretor de Administração de Infraestrutura e Serviços Cristiano Richter.

O tour iniciou com a visita na HT Micron. Em seguida, o grupo se dirigiu aos Institutos Tecnológicos, começando pelo itt Chip. O tour terminou no itt Nutrifor, onde foi servido um almoço preparado no próprio instituto especialmente para a comitiva.