Egressa da Unisinos conquista o Prêmio IAB RS

A premiação valoriza e divulga a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul

Nichele Rossi (ao centro) acompanhada de Luana Radünz e Pedro Reichelt. Crédito: Divulgação

O reconhecimento é sempre um grande marco na carreira de um profissional e receber um prêmio a partir do trabalho de conclusão de curso é a certeza de que está no caminho certo. É dessa forma que Nichele Rossi conquistou no mês de dezembro o Prêmio IAB RS, referente às turmas de 2022, com o projeto “Agroecotécnica: Estação Experimental de Agroecologia do IFRS – BG”.

Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, ela avalia que a conquista foi, além de uma realização pessoal, um símbolo em diversos aspectos. “Este prêmio não só contribui para a valorização do conhecimento das novas gerações de arquitetos e urbanistas, mas também ajuda a trazer representatividade à comunidade acadêmica, ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, às mulheres arquitetas e a temas de relevância social e ambiental, importantes de serem discutidos e trabalhados nas escolas de arquitetura”, enaltece.

Crédito: ST Produções

A arquiteta reconhece que o trabalho é resultado de todos os lugares por onde passou e aprendeu algo. “Mas sou especialmente grata à Unisinos por ter me concedido esta oportunidade e aos professores e colegas que fizeram parte desta caminhada contribuindo de maneira efetiva para meu crescimento pessoal, acadêmico e profissional. Espero poder retribuir de alguma forma e acho que já comecei”, enfatiza.

O Projeto

O projeto de Nichele consiste na proposta de regeneração da atual estação experimental do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) da cidade de Bento Gonçalves, com o objetivo de torná-la uma estação experimental de agroecologia: um espaço vinculado a uma instituição pública, voltado ao ensino, pesquisa e extensão na temática. Além dos alunos do IFRS, o público-alvo inclui alunos de escolas municipais e estaduais de ensino infantil, fundamental e médio, e a comunidade local de agricultores.

Crédito: Divulgação

Nichele conta que, ao escolher o assunto, precisava ser um tema que a representasse e mantivesse firme na causa. Ela decidiu propor algo para sua comunidade, na zona rural de Bento Gonçalves, onde pudesse expressar os princípios mais relevantes absorvidos ao longo do curso, especialmente no que dizia respeito à sustentabilidade e eficiência energética em edificações. “Foi então que lembrei da Estação Experimental do IFRS (conhecida pelos locais como Escola Agrotécnica), que ficava próxima à casa onde eu cresci, onde alguns familiares já haviam trabalhado e estudado” lembra. Após visitas ao local e conversas com a orientadora, Patrícia Nerbas, e professores do IFRS, ela definiu: uma estação experimental de agroecologia para o IFRS.

Segundo o parecer do júri do Prêmio IAB RS, o trabalho constrói um problema de projeto que é adequado em escala e escopo a um trabalho final de graduação, se destacando pela qualidade das respostas que dá a um conjunto amplo de questões fundamentais e recorrentes do saber arquitetônico e urbanístico.

Para saber mais sobre o projeto de Nichele, acesse o site do Prêmio IAB RS.

Destaques

A Unisinos também teve outros dois egressos que foram destaque no Prêmio IAB RS:

Luana Radünz, com o projeto “A Recognição e Mutação de uma Arquitetura Ancestral”. Clique aqui e confira;

Pedro Reichelt, com o projeto “Anteparo Ecológico – Centro de visitantes e infraestruturas de paisagem para o Parque Estadual de Itapeva”. Clique aqui e confira.

Sobre o Prêmio IAB RS

O Prêmio IAB RS tem por objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades, reforçando sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Estado.

Em sua etapa final, ele sempre acontece no ano seguinte pois a avaliação dos trabalhos é relativa ao primeiro e segundo semestre das faculdades, portanto no ano de 2023 foram premiados os trabalhos referentes aos semestres de 2022/1 e 2022/2.