Bem-vinda Nossa Senhora Educadora

Imagem de Santa Peregrina ficará no Museu Capela até 31 de agosto

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, a Unisinos recebeu a imagem da Nossa Senhora Educadora. Para comemorar essa ilustre visita, o vice-reitor, padre José Ivo Follmann, celebrou uma missa especial para acolhida da Santa, ao meio dia desta sexta-feira, dia 28.

O vice-reitor destacou a importância dessa benção especial da Nossa Senhora Educadora e convidou a comunidade a refletir sobre o papel de Maria na Igreja Católica. “A sabedoria do educador está, sobre tudo, em saber escutar e, como Maria, guardar no coração. Educação não é despejar conhecimento, mas fazer brotar esse conhecimento das pessoas”, afirmou. E complementou dizendo: “Que Nossa Senhora Educadora sempre nos auxilie, proteja e nos torne verdadeiros educadores”.

O curador do Museu Capela, padre Pedro Ignácio Schmitz, falou da importância de hospedar a imagem no museu. “É uma honra para nós. Ter a imagem da Nossa Senhora Educadora visitando a Unisinos mostra a presença de Maria, que sempre foi uma grande educadora, passando valores importantes, conduzindo as instituições católicas de ensino pela mão, como conduziu o Menino Jesus”, enfatizou. A Santa ficará exposta no Museu Capela até o dia 31 de agosto, quando segue em peregrinação para Escola Fátima, em Sapucaia do Sul.

A imagem foi abençoada pelo Papa Francisco durante o IV Congresso Educativo de Scholas Occurrentes, realizado em Roma, em fevereiro desde ano. Nossa Senhora Educadora veio ao Brasil para peregrinação, como símbolo da bênção do Papa às Escolas e às Instituições de Ensino Superior Católicas. A iniciativa foi promovida pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC.