Edição de 2022 do Italian Design Day Porto Alegre debate os novos desafios do desenvolvimento sustentável, no Teatro Unisinos

Crédito: Divulgação

A consciência sobre o desenvolvimento sustentável será abordada, por meio de uma série de palestras de especialistas em design e arquitetura no Teatro da Unisinos. Atualmente um dos maiores desafios deste novo século é a construção e a produção sustentável. Para refletir sobre a importância crucial desta evolução, acelerada pelas interferências negativas no clima do Planeta, pela pandemia internacional da COVID-19 e os novos desafios e habilidades para impulsionar as eficiências significativas do desenvolvimento.

A edição 2022 do evento anual do Italian Design Day Porto Alegre que chega a sua sexta edição, irá debater “Regeneração: Design e novas tecnologias para um futuro sustentável” no dia 31/03, às 14h. O encontro acontece de forma híbrida – presencial e virtualmente – e gratuita.

No Teatro Unisinos, os palestrantes promoverão reflexões e provocações sobre a evolução do design e arquitetura em um mundo cada vez mais dinâmico, globalizado e com a necessidade de se tornar mais sustentável, mudando estilos de vida e estratégias de negócios, vitalizando ecossistemas naturais e econômicos.

  • Fernando Forte, arquiteto e urbanista, sócio diretor do escritório de arquitetura FGMF, irá abordar o tema Estratégias Sustentáveis.
  • Romullo Baratto, arquiteto e urbanista, fotógrafo e gerente editorial do ArchDaily Brasil, vai dialogar sobre as linhas editoriais da plataforma digital.
  • Ricardo Bezerra, sócio-diretor Executivo de Criação & Estratégia da Tátil Design, falará sobre Bio Design – Processos criativos inspirados na Natureza.
  • Celso Carnos Scaletsky, professor da pós-graduação do curso de Design da Unisinos, conversa sobre Design e Sustentabilidade: a trajetória da parceria Unisinos e Itália.
  • André Canal Marques, também professor da Unisinos, nos cursos de graduação, abordará o tema da Sustentabilidade no ensino de design.

Com abertura do Cônsul Roberto Bortot e mediação do arquiteto Alexandre Viero, o sexto encontro do Italian Design Day acontece com realização do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e está em sinergia com a campanha “Italy is simply extraordinary: beIT “, projeto que reúne uma série de atividades de interesse estratégico para a promoção do Made in Italy, com patrocínio da marca gaúcha de móveis Florense e com apoio da Unisinos e Câmara de Comércio Italiana no RS (CCIRS) – que conta com a estratégia integrada de promoção da cultura e do modo de vida italiano promovida pelo Governo da Itália no Brasil.

Para seguir os protocolos de segurança, o evento acontece de forma presencial com inscrições através do Instagram @italyinpoa e também terá transmissão ao vivo pelos canais do YouTube da Promo CCIRS.

Serviço

O que: 6ª edição do Italian Design Day Porto Alegre

Quando: Quinta-feira, 31/03, às 14h

Onde: Teatro Unisinos (Av. Nilo Peçanha, 1.600 – Boa Vista – Porto Alegre)

Inscrição participação presencial: link na bio do instagram @italyinpoa

Transmissão on-line: YouTube, canal Promo CCIRS

Entrada: Gratuita, porém com vagas limitadas

Informações: iddportoalegre@gmail.com

Sobre o Italian Design Day

O Italian Design Day (IDD) foi criado em 2017 em uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, com o apoio do Ministério da Cultura da Itália. Conta com uma programação rica e diversificada, por meio das Embaixadas, Consulados e Institutos Italianos de Cultura e tem se consolidado como ferramenta de promoção ao design italiano, além de dar destaque às empresas líderes de diferentes setores industriais e torná-las protagonistas em suas áreas de atuação. Em 2022, chega à sexta edição, com o tema “Re-Generação. Design e novas tecnologias para um futuro sustentável”, promovendo reflexões e provocações sobre a evolução do design em um mundo cada vez mais dinâmico, globalizado e com a necessidade de se tornar sustentável.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar