Doutoranda e professores da Unisinos realizam imersão em universidade espanhola

Aluna do PPG em Administração vai desenvolver uma pesquisa sobre a relação entre empresas e ecossistemas

Crédito: Arquivo pessoal

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unisinos inicia mais uma parceria com a La Salle Campus Barcelona, um dos fundadores da Universidade Ramón Llull, em Barcelona. De janeiro a março deste ano, a aluna de doutorado do PPGA, Aruana Rosa Souza está desenvolvendo uma pesquisa para compreender quais estratégias ajudam empresas a lidar com incertezas em ecossistemas de inovação nascentes. A orientação deste estudo é da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos, Kadigia Faccin, e do presidente executivo do parque de inovação da La Salle Campus Barcelona, Josep Miquel Piqué Huerta.

A doutoranda do PPGA está conhecendo o ecossistema empreendedor na região da Catalunha e entrevistando casos de empresas de base tecnológica que se desenvolveram no local e expandiram os negócios de forma exemplar. “Se conhecermos as estratégias para lidar com as incertezas, podemos entender melhor as dinâmicas do crescimento de ecossistemas de inovação. Entender as estratégias significa entender o que fazer para impulsionar e acelerar o crescimento de novas tecnologias no mercado”, comenta.

Primeiros resultados

A atividade da estudante já alcançou alguns resultados. “Já entrevistamos algumas pessoas influentes nas entidades regionais para obter uma percepção holística da realidade das empresas de base tecnológica da região. Também refinamos o roteiro de entrevistas a partir das devolutiva de dois renomados pesquisadores que estudam o tema. O próximo passo será contatar as empresas potenciais e convidá-las para realização do estudo”, projeta.

A La Salle Campus Barcelona possui 110 programas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Mais de mil e trezentos estudantes internacionais de 81 nacionalidades frequentam o campus Barcelona. A instituição também conta com um parque de inovação, a La Salle Technova. “A La Salle Technova Barcelona é um parque de inovação que presta serviços de incubação e aceleração para startups e está muito próximo do centro de pesquisa da universidade. Essa proximidade possibilita a interconexão diária dos profissionais de pesquisa científica com as empresas e isso é muito positivo para o desenvolvimento tecnológico local”, comenta Aruana.

O início e os planos da parceria

A parceria iniciou nos projetos do Pacto Alegre, os quais Piqué participou de encontros do grupo de pesquisa liderado pela professora Kadígia Faccin, o EcoHubI. Na oportunidade, com a participação do professor Bruno Bittencourt, foi definida a orientação conjunta da doutoranda da Unisinos.

Crédito: Arquivo pessoal

Dada a reconhecida importância do campo de pesquisa que está sendo investigado, tanto no Brasil quanto na Espanha, a Unisinos e a Universidade La Salle estão negociando projetos de cooperação de longo prazo que viabilizem a continuidade deste trabalho, bem como a internacionalização futura dos projetos de pesquisa de outros alunos.

Inscrições abertas

Para aprimorar o desenvolvimento de um senso crítico sobre os fenômenos da administração e de gestão, o Doutorado em Administração da Unisinos está com inscrições abertas. Saiba mais neste link.