Diretor da Unitec participa de reunião com empresários da Acist-SL

Durante palestra no Momento do Empreendedor, Bitencourt falou sobre as oportunidades de interação entre a universidade e as empresas de São Leopoldo

Pedro Barbosa/Tecnosinos

Aproximar o conhecimento produzido nas universidades com as práticas realizadas no mercado é um dos principais desafios para o crescimento sustentável. Este foi um dos assuntos abordados pelo diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, no Momento do Empreendedor, realizado na última quinta-feira, 2, durante reunião-almoço promovida pela Acist-SL.  

Pedro Barbosa/Tecnosinos

Sob o tema Interação Universidade – Empresa: Oportunidades para o desenvolvimento regional, Bitencourt destacou que a união entre academia, empresas, poder público e sociedade é fundamental para o sucesso de uma região. “Um exemplo deste trabalho colaborativo é a Governança em tríplice hélice do Tecnosinos, onde, há mais de 20 anos, estamos estimulando o desenvolvimento de São Leopoldo”. 

Bitencourt entende que é preciso aproximar empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos com a Unisinos para estimular projetos colaborativos, que unam competências e tecnologia, gerando inovação e crescimento dos negócios. “Estamos vivendo, mais do que nunca, a Era do Conhecimento, que exige soluções complexas que as empresas podem e devem encontrar com o apoio da academia”. 

Inaugurado em 2017, o Portal de Inovação é um ambiente colaborativo, que reforça a interação da universidade com as empresas, governo e sociedade, assim como estimula o desenvolvimento das inovações tecnológicas e outros projetos colaborativos que combinem humanidades e tecnologia. “É através da equipe de atendimento do Portal que acionamos a rede de especialistas da Unisinos. Sejam professores, pesquisadores ou consultores, para que busquem as respostas para desenvolvimento da demanda”, explicou Bitencourt. 

O vice-presidente de Tecnologia da Acist-SL, Daniel Klafke, ressaltou a importância do evento, cujo objetivo foi mostrar a diversidade de soluções e conhecimentos que as empresas da associação podem acessar. “Temos o privilégio de ter na cidade uma instituição do porte da Unisinos e, como entidade de fomento ao desenvolvimento empresarial, queremos abrir este universo de possibilidades para as empresas, incentivando a busca pela inovação e desenvolvimento sustentável”. Ele lembra que a associação também integra a Governança do Tecnosinos. “O evento de hoje também vem ao encontro dos objetivos da Governança, que é estimular o empreendedorismo inovador, desenvolver a cultura da inovação, entre tantos outros desafios”. 

O vice-reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus e o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unitec, Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro, também acompanharam o Momento do Empreendedor da Acist-SL.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar