Diretor da Unitec e vice-reitor da Unisinos participam de inauguração do Cidica, em Canela

Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação vai fomentar o surgimento de ideias inovadoras

Crédito: Divulgação/Tecnosinos

Reconhecida nacionalmente pelo turismo, Canela está caminhando para se tornar referência em empreendedorismo, inovação e tecnologia. Neste sentido, um importante passo foi dado na última quinta-feira, 31/03, com a inauguração do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica). O diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva e o Vice-Reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus, acompanharam o lançamento do projeto, que foi criado através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico. 

Para Bitencourt, que também é Gestor Executivo do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, este novo ambiente promotor de inovação em Canela, vai potencializar a geração de empreendimentos inovadores no município. “A presença da Unisinos, pela sua incubadora, permitirá aportar boas práticas para a geração sistemática de empreendimentos inovadores bem-sucedidos, baseadas no Cerne. A incubadora da Unisinos é a primeira incubadora do Brasil a receber certificação Cerne nível 4 de maturidade na gestão de incubadoras”. 

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, destacou que o Programa Canela Cidade Empreendedora e o Cidica pretende realizar mudanças profundas no município. “Percebemos a seriedade e a grandeza deste projeto em cada detalhe. É uma nova fase para o desenvolvimento e tenho certeza de que este espaço entregará resultados positivos para os empresários e a sociedade”, projeta. 

Programa Canela Cidade Empreendedora 

O Cidica faz parte do Programa Canela Cidade Empreendedora e no local já funcionam o Departamento de Desenvolvimento Econômico, o Sine – Agência de Serviço Nacional de Empregos e a Sala do Empreendedor onde está o Departamento de Alvarás, ISS, ICMS e Talão do Produtor, além da Junta Comercial. A estrutura abriga também uma arena com capacidade para até 150 pessoas, Espaço de Negócios, Espaço Coworking e Observatório. 

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, ressalta que a Escola de Empreendedorismo, o Espaço para Incubação de Empresas e Startups e o Espaço Gourmet devem iniciar o funcionamento em breve. “O Cidica chega para revolucionar Canela, com o objetivo de fortalecer todos os setores econômicos do município e buscar uma nova matriz econômica através da tecnologia e da inovação”. 

Também participaram da inauguração do espaço: o diretor Substituto do Dep. de Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Antônio Silvério e o diretor do Dep. de Planejamento Estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Pinho.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar