Diploma Digital é implementado na Unisinos

Laura Kampff, graduanda em Relações Internacionais, foi a primeira aluna a receber o diploma digital

Crédito: Getty Images

O diploma digital já é realidade na Unisinos. Seguindo as determinações do Ministério da Educação (MEC), a Universidade, desde o dia 1º/01, está entregando aos alunos formandos da graduação o documento neste novo formato, que tem existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. “O diploma digital é uma das entregas da primeira fase do nosso projeto de transformação digital. Ele foi desenhado no âmbito do planejamento estratégico do quadriênio passado, e foi acelerado pelo processo da pandemia. O diploma digital e a automatização do atendimento aos alunos tangibilizam o foco desta primeira fase de buscar uma melhoria da experiência dos estudantes nos serviços que prestamos ao longo da jornada acadêmica”, destaca Cristiano Richter, diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços. 

Lúcia Kegler, analista acadêmica da Coordenação de Registros, que participou ativamente para a viabilização e conclusão do diploma digital na Unisinos, conta que a equipe esteve focada durante sete meses para a implantação do projeto. “Os últimos meses foram de dedicação exclusiva para a Universidade, com a construção desse novo processo e com a realização de muitos testes, cadastros no sistema, criação de relatórios, integrações e processos internos para viabilizar o diploma digital”, diz.  

O que é o Diploma Digital? 

O diploma digital contém todas as informações pessoais e acadêmicas de conclusão do curso do aluno, além de seus documentos probatórios. Também é possível gerar uma representação visual do diploma digital, que conterá um link e um QR code para validação do documento. “O projeto foi desafiador, com a mudança de cultura ao deixar de lado os documentos físicos e implantar um processo totalmente novo em meio digital, mas ao mesmo tempo foi também gratificante fazer parte desse momento da Unisinos, que é uma oportunidade de inovação e desenvolvimento para a Universidade”, frisa Lúcia, que entende que este é um momento especial para os formandos, que terão acesso ao diploma de forma ágil, tecnológica e segura. 

O primeiro Diploma Digital da Unisinos 

Laura Kampff, graduanda em Relações Internacionais, se diz muito feliz ao saber que foi a primeira estudante a receber o diploma digital e fazer parte deste novo processo. “Vejo esse momento como uma forma de inovação do modelo tradicional de entrega do diploma. É a materialização das mudanças em direção ao futuro e à tecnologia que a Unisinos vem buscando, avançando ainda mais no mundo digital”, ressalta.

Crédito: Arquivo Pessoal

O novo formato do diploma permitirá a desburocratização do processo de geração e emissão. Com isso, vai facilitar a validação e confirmação de veracidade do documento por meio das assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). “No meu caso, eu precisava do meu diploma com urgência para resolver pendências com a inscrição para o mestrado e a entrega por meio digital facilitou este processo”, complementa Laura. 

Mais informações sobre o Diploma Digital 

  • Todo aluno que colar grau em curso de graduação a partir deste ano receberá o seu diploma no formato digital.
  • O aluno já diplomado, que recebeu a primeira via do diploma no formato físico, e que deseja solicitar uma segunda via, receberá o diploma no formato digital. 
  • O diploma físico emitido anteriormente não perde sua validade.

Outras informações você pode conferir acessando a página do diploma digital no portal do Ministério da Educação.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar