Dia Mundial da Segurança dos Alimentos celebra quinto ano focando em normas alimentares

Crédito: Divulgação

Em 2018, a Organização Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou por meio de uma resolução o dia 7 de junho como Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. Buscando chamar a atenção para esta pauta, a data chega ao quinto ano com o tema: “Normas alimentares salvam vidas”.

Para quem não conhece a data, é comum confundir os temas de segurança dos alimentos com o de segurança alimentar, mas esses dois assuntos não poderiam ser mais diferentes. A professora da Escola de Saúde, Ana Paula Bandeira explica mais sobre essas diferenças: “A segurança alimentar é direcionada mais a questões de políticas públicas, no sentido do direito ao acesso a uma alimentação adequada e saudável. E a segurança dos alimentos é no sentido de controlar e minimizar riscos, pensar na cadeia produtiva dos alimentos”, explica. O dia da Segurança dos Alimentos busca então inspirar a prevenção, prevenindo e controlando riscos alimentares da hora que o alimento é produzido até o momento do consumo.

No ano de 2023, especificamente, a data conta com cinco chamadas de ação, que buscam atingir diferentes pontos da cadeia produtiva com iniciativas que podem ajudar muito no que diz respeito à segurança dos alimentos. As chamadas são: “garantir alimentos inócuos e nutritivos”, “cultivar alimentos seguros adotando boas práticas”, “manter os alimentos seguros”, “saber o que são alimentos seguros e saudáveis” e “agir em conjunto para a segurança dos alimentos”.

A segurança dos alimentos também é muito importante em outras esferas, em especial para a sustentabilidade. A ONU, por exemplo, tem em sua lista de “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” alguns pontos que só poderão ser alcançados com a segurança dos alimentos. Entre eles estão a erradicação da pobreza, o fim da fome, o acesso à água potável e saneamento básico e a produção e o consumo sustentáveis.

Mas e como a população geral pode saber o que é seguro e o que não é? Além de estar sempre atento às empresas que produzem os alimentos, também é importante notar como eles são armazenados, segundo explica a professora. “ Observar a procedência dos alimentos, observar se eu tenho uma informação de quem produziu, como produziu, se a forma como está sendo armazenado ou apresentado para mim está sendo seguida de acordo com o que o fabricante disse. Identificar data de validade”, pontua Ana Paula.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos acessando o guia da Organização Pan-Americana da Saúde aqui.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar