Dia da Pesquisa Unisinos

Minha Tese em 180 Segundos e Pesquisador Destaque marcaram a data

Foto: Janaína Costa

Nesta terça-feira, 4 de outubro, a Unisinos promoveu a segunda edição do Dia da Pesquisa, no campus São Leopoldo. O evento busca celebrar e disseminar a excelência acadêmica que vem sendo desenvolvida na Universidade, a partir do conhecimento produzido pelos pesquisadores, doutorandos e recém-doutores dos Programas de Pós-Graduação da Unisinos. A solenidade contemplou três painéis: O Minha Tese em 180 Segundos, O Minha Pesquisa em 10 Minutos e o Pesquisador Destaque.

Foto: Janaína Costa

Alsones Balestrin, diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação, ressaltou a importância de tirar um dia para celebrar a produção acadêmica. “Hoje temos muita generosidade em agradecer e destacar o trabalho de pesquisadores que tanto se doam para a produção de pesquisas”. Balestrin ainda comentou sobre o desafio de apresentar a tese de doutorado em apenas três minutos. “A gente sabe que é um desafio apresentar a tese em 30 minutos. Imagina sintetizá-la em 180 segundos”.

Na abertura, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, falou que o evento oferece a possibilidade de testar a apresentação oral dos participantes. Ele ainda salientou a importância de um dia dedicado à pesquisa. “Nós queremos, em 2025, ser vistos como uma universidade de excelência universal em pesquisa. Nós somos Universidade voltada para nação, para o povo. E através da nossa pesquisa, construir um país estupendo, cada vez melhor de se viver”.

Minha tese em 180 segundos

O Minha Tese em 180 segundos foi a primeira atividade do dia e aconteceu durante a tarde. O evento consiste no desafio de explicar o desenvolvimento da investigação ou do projeto final em uma comunicação de, no máximo, 180 segundos e com apenas um slide fixo de apresentação. A ideia central é que os pesquisadores consigam explicá-la de forma simples, compreensível e com linguagem acessível ao público em geral.

Foto: Janaína Costa

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, foi responsável pela mediação do evento. De forma descontraída, Borba apresentou os candidatos, interagindo também com juri e público presente. O Minha Tese em 180 segundos avaliou 14 apresentações de diferentes PPGs da Unisinos.

A pesquisadora Silvana Amaral, do PPG em Biologia, foi a premiada com a tese “Relações filogenéticas entre espécies de Geoplaninae (Platyhelminthes) com ênfase nos gêneros Pasipha Ogren & Kawakatsu, 1990 e Imbira Carbayo et al., 2013″. Ela recebeu um subsídio de R$ 800,00 em passagem aérea nacional para participação em evento. Silvana explica que em sua tese é descrita novas espécies de planárias terrestres, contribuindo para o conhecimento da diversidade desses animais.

“Nós da Biologia não temos o costume de divulgar nossos trabalhos. Estamos muito acostumados a escrever e publicar nossos resultados em periódicos científicos, não divulgando isso de uma maneira tão aberta, para pessoas que não são dessa área entender. Isso foi meu maior desafio. A ideia desse evento é muito boa. A gente não sabe o que nossos colegas do PPG vizinho estão fazendo aqui”, comenta.

Silvana, emocionada, falou sobre vencer o Minha Tese e a importância do incentivo da pesquisa científica no âmbito acadêmico. “Os eventos, os cursos e congressos têm um custo muito alto e muitas vezes tu tem que escolher um evento ou outro para ir por causa desse valor. E a Unisinos, mais uma vez, está incentivando a gente a participar e ir em busca do nosso conhecimento”, finaliza.

Compartilhar e reconhecer

À noite, a abertura do evento foi feita pelo professor Alsones Balestrin, que destacou a importância do momento e lembrou que uma universidade de excelência não se constrói só de docentes, mas também de estudantes, mestres e doutores em formação.

Foto: Janaína Costa

O pró-reitor acadêmico da Unisinos, padre Pedro Gilberto Gomes, também falou aos convidados: “Esta é uma oportunidade para rompermos a casca do isolamento. Na pesquisa, costumamos trabalhar reclusos em nossos escritórios e laboratórios, e nossos próprios colegas desconhecem o que estamos fazendo. Aqui, temos um espaço de vivência, comunhão e participação”.

Referenciando o Minha tese em 180 segundos, o discurso do reitor precedeu as atividades da noite. Padre Marcelo ressaltou a “harmonia entre a sisudez de argumentos e o toque de irreverência” na fala dos participantes, e afirmou que a universidade é a casa da argumentação e da contra-argumentação. “Estamos aqui para prestigiar o fato da pesquisa e reverenciar nossos colegas”, concluiu.

Antes da entrega do prêmio Pesquisador Destaque, alguns dos homenageados da edição passada subiram ao palco para compartilhar um pouco sobre as pesquisas pelas quais foram reconhecidos. Cada um teve 10 minutos de fala.

Homenageados

Além dos destaques por produção científica e relevância, neste ano, o evento reconheceu alunos e egressos na categoria Melhor Artigo Internacional, e um pesquisador, em particular, por trajetória empreendedora e captação de recursos para o desenvolvimento da pesquisa e inovação: o professor Gerson Fauth, também coordenador do itt Fossil.

Foto: Janaína Costa

“Este prêmio significa bastante para mim e para o itt Fossil, pois é o reconhecimento da instituição onde atuamos”, disse Gerson. “Isso nos dá forças para continuarmos com o trabalho que estamos fazendo há cinco anos, e que venham os próximos 50!”

Confira os premiados:

Melhor Artigo Internacional 2016: Leonardo Felipe Bairos Moreira e Débora Schuck Knauth (Ciências da Saúde e Ciências Biológicas); Ágata Maitê Ritter e Francieli Aparecida de Almeida (Ciências Exatas e Engenharias).

Melhor Artigo Internacional 2016 (Menção Honrosa): Mari ngela Gaedke e Marcelo Felipe Nunes (Ciências da Saúde e Ciências Biológicas); Michele Ferreira Dias (Ciências Exatas e Engenharias); Rodrigo Remor Oliveira e Ismael Messias Gomes Cardoso (Ciências Exatas e Engenharias); Joseline Manfroi (Ciências Exatas e Engenharias).

Pesquisador Destaque 2016 – Pela trajetória empreendedora e captação de recursos para o desenvolvimento da pesquisa e inovação: Gerson Fauth.

Pesquisador Destaque 2016 – Pelo impacto e relevância na constituição e consolidação da Pesquisa e Pós-graduação da Unisinos – Pesquisador Sênior: Antonio Fausto Neto; José Ivo Follmann; Ernani Ott; José Odelso Schneider; Ubiratan Ferrucio Faccini.

Pesquisador Destaque 2016 – Pela produção científica qualificada na sua área de atuação: Juvenal Soares Dias da Costa (Ciências da Saúde); Farid Chemale Junior (Ciências Exatas e da Terra); Janine Kieling Monteiro (Ciências Humanas); Larissa Rosa de Oliveira (Ciências Biológicas); Giancarlo Medeiros Pereira (Engenharias); Dorotea Frank Kersch (Linguística, Letras e Artes); Lênio Luiz Streck (Ciências Sociais Aplicadas).

Pesquisador Destaque 2016 – Pelo impacto internacional de artigo científico na sua área de atuação: Juliano Garavaglia (Ciências da Saúde); José Vicente Canto dos Santos (Ciências Exatas e da Terra); Marco Antonio O. de Azevedo (Ciências Humanas); Maria Virgínia Petry (Ciências Biológicas); Regina Célia E. Modolo (Engenharias); Miguel Afonso Sellitto (Ciências Sociais Aplicadas).

Dia da Pesquisa Unisinos 2016

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar