Descarte correto também é preservação ambiental

Campus de São Leopoldo tem pontos para coleta de medicamentos

Estima-se que, no Brasil, são jogados fora de 10 a 28 mil toneladas de medicamentos* por ano em lixo comum, sejam eles vencidos ou que sobram de um tratamento. Este é um problema socioambiental, econômico e de saúde, visto que o descarte na rede pública de esgoto pode trazer consequências como a contaminação da água, do solo, animais e dos profissionais que lidam com lixo. É importante que se efetue o descarte correto para o medicamento em desuso, assim contribuindo para a preservação ambiental.

Em vista disso, o Serviço de Gestão Ambiental (SGA), em parceria com o curso de Farmácia da Unisinos e AGAFARMA/Farmácia Escola, desenvolve um projeto para o recolhimento destes medicamentos.

Pontos de coleta

Os medicamentos podem ser entregues na Farmácia AGAFARMA, Serviço de Gestão Ambiental (SGA) e o posto de atendimento da área 2.

Em caso de dúvida, entre em contato com o curso de Farmácia (ramal 1270) ou com o SGA (sga@unisinos.br).

*Fontes: ANVISA (www.anvisa.gov.br); SINITOX (www.fiocruz.br/sinitox_novo/); SEIXAS, Louise Jeanti de. Resíduos de Medicamentos: Experiências e Ações. Apresentação XX Congresso Pan-Americano de Farmácia e XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul. Porto Alegre, 2010. Artigos em periódicos científicos: Lancet, v. 355, n. 20, 2000; Química Nova, v.26, n. 4, 2003; Enviromental Health Perspectives, v.113, n.10, 2005. Boletines Farmacos, v. 8, n. 1, 2005. Enviromental Health Perspectives, v. 117, n. 5, 2009.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar