Colombianos na Unisinos

Alunos da Pontificia Universidad Javeriana compartilham suas ideias de empreendimentos

Foto: Roberto Caloni

Estudantes de administração da Pontificia Universidad Javeriana, instituição de ensino jesuíta situada em Bogotá (Colômbia), estão na Unisinos para apresentar e aprimorar ideias de empreendimentos inovadores com impactos sociais. Eles permanecerão no Brasil por uma semana.

Acompanhados pela professora de Gerência de Mercado, Criatividade e Inovação em Marketing, Rosalba Frías Navarro, e pela diretora de Inovação da universidade, Fanny Almario, os alunos participarão de aulas de graduação e pós-graduação, visitarão o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, o Complexo Tecnológico Unitec, os institutos tecnológicos e o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Unisinos. Também conhecerão os campi de São Leopoldo e Porto Alegre.

Nesse período, farão um intercâmbio de ideias e experiências com a comunidade acadêmica da Unisinos. “Esta é uma oportunidade para diminuirmos fronteiras, trocarmos conhecimentos e estabelecermos parcerias”, disse a professora Cláudia Stadtlober, uma das coordenadoras do curso de Administração, durante a reunião de boas-vindas, nesta segunda-feira, 13 de junho. “Para os colombianos, é um momento rico, e, para nós, é um momento tão rico quanto, porque vamos conhecer a Colômbia por meio deles.”

Cooperação entre instituições

A professora Rosalba conheceu a Unisinos em outra ocasião e se encantou. Para ela, estar aqui com os estudantes é “um sonho que virou realidade, uma oportunidade de trabalharmos juntos e de mostrarmos o nosso país [Colômbia] pelos projetos de empreendimentos desenvolvidos pelos alunos”.

Na reunião de boas-vindas, a decana da Escola de Gestão e Negócios, professora Yeda Swirski de Souza, falou sobre a cooperação entre as instituições, destacando a possibilidade de parcerias e de fomento às ideias dos estudantes, que vão desde a otimização da produção de café até o incentivo da solidariedade por meio de uma rede de ações não remuneradas. “Pelo que percebo de imediato, são todas iniciativas sustentáveis, econômica, social e ambientalmente, e de relevância para a sociedade”, comentou Yeda.

A estudante Maria del Mar Oliveros já considera a chance de continuar os estudos na instituição brasileira. “Penso na possibilidade de intercâmbio e até de mestrado. A Unisinos é uma universidade muito aberta”, concluiu.