Desafio Tramontina motiva alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos a desenvolverem projetos de interiores

A 3ª e a 4ª edição do evento ocorreram durante o ano de 2022

Projeto Vencedor 2022/2 | (São Leopoldo) Crédito: Divulgação

Durante o ano de 2022, o curso de Arquitetura e Urbanismo, dentro da atividade acadêmica de Interiores Residenciais, contou com duas edições do Desafio Tramontina, onde os alunos desenvolvem um projeto de interiores com uso de equipamentos da Tramontina. Os vencedores são definidos pela empresa parceira, com a supervisão da arquiteta Camila Grappiglia. No projeto são avaliadas qualidade, funcionalidade e versatilidade das soluções adotadas, bem como o correto uso dos produtos da Tramontina, aliando ergonomia, segurança e conforto ao usuário.

Nas duas edições, o desafio era um espaço de 20m², onde tinham que propor espaço de estar, jantar, cozinha e lavanderia. A Tramontina forneceu a planta baixa do ambiente e o regulamento a ser seguido por todos os participantes. Cada grupo pode escolher o perfil do usuário e o programa de necessidades. Os vencedores ganharam um cooktop e todos os participantes receberam certificados.

Projeto Vencedor 2022/1 | Crédito: Divulgação

O grupo composto pelos alunos Dione Santos, Isabela Carletto, Maria Eduarda Bom e Vinicius Farias foi o vencedor da terceira edição realizada no primeiro semestre. Para eles, a participação foi estimulante devido a atividade simular a realidade de forma efetiva, e que, certamente enfrentarão em suas carreiras, sendo assim enriquecedor e de muita aprendizagem.

Já a quarta edição, realizada no segundo semestre, teve dois grupos vencedores. Em São Leopoldo, as alunas Gabriela Sebold, Débora Menezes e Roberta Schneider ganharam o Desafio. “Foi uma experiência que nos agregou bastante conhecimento, desde as etapas iniciais até a conclusão do projeto, pois pela primeira vez trabalhamos com um cliente e catálogo definido”, relata Gabriela. Em Porto Alegre, a vitória foi das estudantes Julia Neumann Bitencourt, Fernanda Scherer Abbott e Maria Manoela Ruga. “Foi muito gratificante saber que o nosso projeto foi reconhecido dentre tantos bons desenhos. Buscamos trazer um ambiente funcional e simultaneamente moderno e contemporâneo. Assim, criamos um espaço que mescla linhas retas com traços orgânicos, os quais acabam por limitar as áreas sem necessitar de barreiras físicas, mantendo o mais fluído possível”, comenta Julia.

Projeto Vencedor 2022/2 (Porto Alegre) | Crédito: Divulgação

“Os projetos vencedores dão uma excelente resposta as demandas e estilos de vida dos usuários. Através de um layout diferenciado, atendendo as condições compactas do espaço. Amplo e correto uso dos produtos Tramontina, além de demonstrar preocupação na instalação correta dos eletrodomésticos para o bom funcionamento, sem deixar de lado a parte estética com soluções criativas”, avalia a arquiteta Camila.

As professoras da disciplina, Vera Mascarello e Rosane Bauer, também enfatizam sobre o Desafio Tramontina. “A atividade tem sido uma experiência bastante rica para nossos alunos, onde eles tiveram a oportunidade de vivenciar a relação da sala de aula com a prática, escolhendo os equipamentos, avaliando as instalações e o impacto no projeto”, cita Vera. “A conexão da disciplina com a nossa realidade, com a participação da Tramontina, proporciona o contato com material técnico de qualidade no mercado, e com profissionais especializados na área. Assim, os estudantes enriquecem o seu repertório e chegam a soluções competentes e criativas, com ótima perfomance técnica, de funcionalidade e beleza”, complementa Rosane.