De portas abertas para as empresas

Saiba como a universidade pode contribuir com seu negócio

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para uma empresa, qualquer que seja, a Universidade é uma fonte inesgotável de recursos – humanos, tecnológicos, materiais. No ambiente acadêmico, uma ideia inovadora e um problema complicado têm a mesma relevância; são tratados com a mesma vontade de transformar. Não importa se a sua empresa é detentora de um saber que vai revolucionar a sociedade ou carece de conhecimentos técnicos para lançar um produto no mercado: na Unisinos, as necessidades das organizações são vistas com seriedade e trabalhadas em conjunto.

O Portal de Inovação é onde tudo começa. Primeiro contato entre empresa e academia, é por meio dele que as partes interessadas identificam o que o negócio precisa e o que a Universidade tem a oferecer em termos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Funciona assim: imagine que uma fabricante de gêneros alimentícios está planejando uma linha de sobremesas para pessoas com restrições alimentares. Para lançar os artigos no mercado, a empresa precisa conhecer bem a composição dos insumos, entender como eles reagem e, mais importante ainda, saber como podem ser combinados em produtos saborosos. É no entendimento dessas questões que entra a Universidade.

Ao procurar o Portal de Inovação, a empresa acima será recepcionada pelo Escritório de Projetos, o braço que gerenciará todas as ações daqui para frente. A marca apresentará uma proposta daquilo que quer ao Escritório, se já a houver definido. Senão, tudo bem: a ideia poderá ser desenvolvida em conjunto com uma equipe multidisciplinar de profissionais da Unisinos, por meio de diferentes ferramentas e metodologias para a inovação, como o design thinking.

Decidida a estratégia, um contrato será assinado e a ação começará. Nesse momento, o Escritório acionará os recursos da Universidade: grupos de pesquisa, institutos tecnológicos ou núcleos de excelência, dependendo do projeto em questão. No caso da fabricante de produtos alimentícios, digamos que a necessidade identificada tenha sido a de análise de materiais. Esse serviço poderá ser feito pelo Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde – itt Nutrifor.

Todo o processo será acompanhado de perto pelo Escritório, que também estará à disposição para prestar assistência nas etapas consideradas mais burocráticas, como alocação de recursos, pagamentos, propriedade intelectual e, inclusive, prestação de contas, se a iniciativa for financiada por algum órgão de fomento.

Olhar atento às necessidades do negócio

O Portal atua no desenvolvimento de inovações tecnológicas para as empresas. É um ambiente físico e virtual, que funciona de forma colaborativa. Sua sede administrativa fica no Campus São Leopoldo da Unisinos – Setor F, prédio 10.

Todas as instituições, de quaisquer segmentos, podem contar com as facilidades do Portal, conforme observa o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade, Daniel Puffal: “No endereço físico, ocorrem eventos dos quais as empresas podem participar mediante inscrição ou convite. Há também espaços para trabalho contínuo (coworking, cocriação, arena, living lab), ou seja, salas para abrigar pesquisadores e profissionais das empresas, quando da elaboração de projetos conjuntos com a Unisinos”.

Entre os serviços e recursos que o Portal de Inovação pode mobilizar, estão: espaços para realização de projetos, pesquisa e desenvolvimento, consultorias, assessorias e capacitações. Para saber mais sobre como a Universidade pode contribuir com o seu projeto, entre em contato pelo site do Portal.