David Wengrow encerra a temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento 

Arqueólogo britânico propôs novas formas de pensar a história da humanidade

(Imagem: Luiz Munhoz)

Na última quarta-feira (5/10), o Fronteiras do Pensamento chegou ao fim, pelo menos em 2023. A última palestra desta edição, realizada no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, ficou sob a responsabilidade do arqueólogo David Wengrow, professor na University College London, na Inglaterra. “Alguém que coloca de cabeça para baixo todas as teorias sobre a história da humanidade”, foi assim que o convidado foi apresentado pelo mediador do encontro, o jornalista Marcos Piangers. 

A vinda para o Brasil de Wengrow foi motivada pela divulgação de seu mais recente livro, intitulado “O despertar de tudo: uma nova história da humanidade”, escrito em coautoria com David Graeber, falecido logo antes do lançamento da obra. Em seus estudos, Wengrow percebeu que havia muita desigualdade na área da arqueologia e como ela retrata o mundo ao seu redor. Seu livro foi finalista do Prêmio George Orwell, renomado reconhecimento no jornalismo político. Entre seus principais interesses, segundo o arqueólogo, estão as origens da escrita, das artes ancestrais, da emergência dos primeiros Estados no Egito e na Mesopotâmia – assuntos dos quais, diz, fez grandes contribuições.  

Em seus estudos, Wengrow percebeu que havia muita desigualdade na área da arqueologia e como ela retrata o mundo ao seu redor (Imagem: Luiz Munhoz) 

Contra a imagem convencional da história 

Na palestra, sua visão de mundo é evidenciada em um discurso polêmico, em que ele mesmo rebate seus argumentos e explica detalhadamente seus pontos de vista, ilustrando tudo o que diz com diversos exemplos. “O que está nos meus livros não é algo extraordinariamente novo para os pesquisadores, só não é falado e, consequentemente, não é muito conhecido pela população em geral”, explica Wengrow.  

Ele revelou que uma de suas maiores inspirações – se não a maior – foi o conceito de Kairós, que significa “o tempo, o momento certo”. Wengrow disse que os princípios básicos pelos quais nos orientaram para entender as coisas estão equivocados, de certa forma. Ele vai contra a imagem convencional da história da humanidade que foi criada e que já é contada há muito tempo. Cita que alguns autores, como Jean Jacques Rousseau, exibiram suas publicações como um conto de fadas: “Era uma vez, caçadores que viviam em pequenos bandos igualitários. Depois, veio a revolução agrícola, e depois, surgiram as cidades. Então, estabeleceu-se a civilização e as cidades e, com isso, quase tudo o que existe de ruim – exércitos, execução em massa. Mas, ao mesmo tempo, também surgiram as ciências e a filosofia”, exemplifica. 

“Somos inatamente bons? Ou somos egoístas e competitivos por natureza?”, questiona. Apesar de serem histórias diferentes, as duas nos levam ao mesmo lugar. Se pensava que as cidades e a civilização surgiram juntas. O que sabemos hoje, segundo David, é que esse não é o caso. Parece que muito antes do nascimento da democracia, na Grécia antiga, havia várias cidades consolidadas. Elas não tinham governantes, pelo menos a maioria, mas também não eram perfeitamente igualitárias ou pacíficas – algo bem enfatizado pelo autor.  

“Somos inatamente bons? Ou somos egoístas e competitivos por natureza?”, questiona Wengrow (Imagem: Luiz Munhoz) 

Wengrow argumenta que todos os casos que ele cita durante a fala são exemplos do “argumento do falso escocês”: “Alguém chamado Hamish McDonald, sentado tomando seu café da manhã, lê no jornal uma história horrível sobre um maníaco sexual, e diz com firmeza que ‘nenhum escocês faria isso’. Dias depois, ele lê sobre outro maníaco escocês em outra cidade que faria o primeiro parecer um cavalheiro, e diz ‘nenhum escocês de verdade faria isso’. A segunda notícia mostra que Hamish estava errado, mas, como ele nunca admitira isso, ele comete essa falácia”, explica o professor. “Essa lógica circular é difícil de manter.”  

Tempo excitante e intenso de descobertas 

Piangers pergunta a Wengrow porque há um fascínio por impérios e, ao mesmo tempo, supressão de épocas em que mulheres eram respeitadas. “Ninguém está interessado na paz. Existiu um período denominado ‘intermediário’, que durou por séculos, e que as pessoas não prestam muita atenção”, respondeu. Ainda segundo ele, essa foi uma época de muitas inovações políticas, como mulheres em posições de autoridade no Egito e no Líbano. “Mas a própria classificação como ‘intermediário’ já diz que ‘não tem há nada pra ver aqui’. Mas tem!”, observa o arqueólogo. 

Segundo Wengrow, o período denominado ‘intermediário’ foi uma época de muitas inovações políticas, como mulheres em posições de autoridade no Egito e no Líbano (Imagem: Luiz Munhoz)

A noite encerrou com uma questão vinda da plateia: “Como os arqueólogos verão os tempos de hoje no futuro?” Segundo Wengrow, hoje em dia, a arqueologia é praticada em todos os lugares. “Estamos em um tempo excitante e intenso de descobertas. As coisas que estamos aprendendo estão muito além do que as pessoas anteciparam, e isso significa muita coisa”.  

Vem aí o Fronteira Plus 

Essa foi a sexta e última conferência do evento, que foi realizado presencialmente no campus de Porto Alegre da Unisinos. O Notícias Unisinos esteve presente em todos os encontros, que contaram com a jornalista espanhola Rosa Montero, com a vencedora do Prêmio Nobel da Paz Nadia Murad, com o neurocientista espanhol Rafael Yuste, com o filósofo norte-americano Michael Sandel e com o escritor Douglas Rushkoff

Marcos Piangers anunciou que o Fronteiras do Pensamento está lançando um serviço de streaming próprio: o Fronteiras Plus. A plataforma irá contar com documentários, gravações de palestras, livestreams e um clube do livro com vários autores, chamado “Mundo Livro”. 

Você pode conferir as prévias das gravações de todas as conferências neste link

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar