Cursos Lato Senso: saiba como serão as atividades presenciais neste semestre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os cursos Lato Senso estão com inscrições abertas e a Universidade já se prepara para receber os alunos para as atividades presenciais no semestre 2021/2. Seguindo todos os protocolos de segurança e cuidados que o contexto exige, os estudantes poderão frequentar a sala de aula no campus, utilizar a infraestrutura da Unisinos – espaço físico e wifi para acompanhar as aulas virtuais -, ou permanecer no remoto em suas casas.

Para os alunos que optarem pela modalidade presencial, os encontros serão no campus. A coordenadora de Lato Senso, Luciana Maines, conta que essas atividades serão facultativas. “Os coordenadores, em conjunto com os professores, irão organizar as turmas, considerando o limite de ocupação da sala. Mas a qualquer momento o aluno poderá não ir ao campus e assistir a aula de forma remota”, explica.

A diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, afirma que a Unisinos está preparada para atender os diferentes perfis e necessidades dos alunos. “As aulas serão transmitidas simultaneamente para que aqueles que quiserem assistir de casa possam fazê-lo. Também deixaremos o material disponível na nossa plataforma, para o aluno que teve algum problema e não pôde assistir, poder fazê-lo no momento em que estiver disponível ou sua conexão voltar”, completa.

Como funcionarão essas aulas no campus?

Os alunos poderão optar por assistir as aulas de forma remota ou presencialmente no campus. Em alguns casos, as disciplinas poderão ocorrer integralmente de forma remota.

E como serão as aulas para quem escolher a modalidade híbrida?

Os cursos de pós-graduação na modalidade híbrida foram planejados para terem vivências presenciais uma vez por mês, aos sábados e domingos. Esses encontros presenciais seguirão a lógica da sala de aula simultânea, que foi testada e planejada, também, para a modalidade presencial. Juliana Wolfarth, responsável pelo lato senso EAD e Híbrido, explica que o aluno poderá avaliar, dadas as condições pessoais e familiares, se irá até o campus ou se assistirá as aulas de forma remota, sem prejuízos no processo de aprendizagem.

“No entanto, os coordenadores dos cursos estão avaliando a ocorrência de cada uma dessas atividades, podendo algumas delas acontecer em laboratório de forma presencial, algumas de forma simultânea, algumas de forma remota, e algumas de forma mista (um dia presencial/simultâneo e um dia remota). Para essas decisões, estão sendo consideradas as características de cada disciplina, além dos diversos aspectos do plano de contingência da Universidade, como por exemplo, o fato do professor ser do grupo de risco”, afirma.”

Segurança e cuidados no campus

A Unisinos está preparada para receber seus alunos. Uma série de iniciativas está sendo desenvolvida. Confira.

• Todos os professores passaram por um processo de capacitação para a condução das aulas no novo modelo de sala de aula;
  • Todos os protocolos de segurança para combate à pandemia serão implementados nas salas de aula (distanciamento entre todos os participantes, portas e janelas permanecerão abertas, uso de máscara será obrigatório, entre outros);
  • As salas de aula foram equipadas com microfones, câmeras e alto-falantes para proporcionar a interação da turma, estejam os alunos no campus ou em suas casas.
Crédito: Rodrigo W. Blum

“Ao longo de 2020, a universidade investiu muito em tecnologia e, acima de tudo, na capacitação de seus professores. Seguiremos todos os protocolos estabelecidos no nosso plano de contingência e receberemos nossos alunos com muita alegria e segurança em qualquer um dos campi”, afirma Dorotea.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os alunos também podem conferir todas as informações dos protocolos do Plano de Contingência COVID-19 da Unisinos aqui. Com o retorno ao campus sendo facultativo, se preferir, o aluno poderá optar em permanecer no ambiente totalmente remoto. É importante destacar que as atividades presenciais da Unisinos estão condicionadas às orientações de órgãos de governo e de saúde, responsáveis pelas determinações a serem seguidas pelos diversos setores da sociedade durante o período de pandemia.

Dorotea ressalta que as aulas irão voltar, em primeiro lugar, com muita segurança, com as vidas dos alunos e professores sendo colocadas em primeiro plano. “Nesse momento, é importante a conscientização e bom senso de todos, para que, além de cumprirem os protocolos de segurança, não compareçam ao campus após contato com casos positivos ou em caso de sintomas da Covid-19”, completa Juliana.

Inscrições abertas

Agora que você já sabe que a Universidade está preparada para que o aluno tenha excelência na sua formação com toda segurança que o momento exige, conheça os cursos ofertados e inscreva-se em unisinos.br/pos.

As atividades presenciais estão condicionadas ao contexto externo de regime de bandeiras, estabelecido pelos órgãos responsáveis. O Plano de Contingência Covid-19 Unisinos está em constante revisão, podendo sofrer modificações conforme o cenário exigir. A Universidade seguirá acompanhando e informando a comunidade acadêmica acerca das medidas referentes ao enfrentamento da Covid-19 pelo site unisinos.br/coronavirus.