Cursos de graduação da Unisinos em destaque nas avaliações nacionais

No Guia do Estudante, universidade possui sete cursos com a nota máxima.

Foto: StudioMe

Foram divulgados, na última semana, os resultados da avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante, da editora Abril. Ao todo, 29 cursos da Unisinos foram avaliados, sendo sete deles classificados com a nota máxima. Receberam o conceito cinco estrelas, as seguintes graduações: Biologia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Publicidade e Propaganda – este último ainda foi considerado, pelo Ranking Universitário Folha, o melhor curso entre as universidades do Rio Grande do Sul. Sobre a avaliação divulgada pela Folha de São Paulo, a Unisinos é considerada a melhor instituição particular do país, nos cursos de Engenharia Ambiental e Matemática.

“O reconhecimento da qualidade dos nossos cursos sempre é motivo de orgulho e motivação para professores e alunos. O resultado impulsiona a melhoria continua das graduações, além de atrair novos alunos e chancelar a formação de qualidade dos egressos”, fala Vinícius Souza, gerente de bacharelado da Unisinos. Apesar dos resultados não serem oficiais, Vinícius menciona que eles são relevantes para a universidade. “Embora não oficiais, considero tais avaliações importantes especialmente no que diz respeito às avaliações específicas de cada curso. Por considerarem critérios adicionais, em relação ao MEC, elas podem contribuir para complementar a visão sobre a qualidade dos nossos cursos”, complementa.

Entenda os critérios

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). O questionário que é enviado para os educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação, do Ranking Universitário Folha, são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Confira mais

Abaixo, você pode conferir a classificação de outros cursos avaliados.

Guia do Estudante

5 estrelas: Biologia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Sistemas de Informação.

4 estrelas: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Digital , Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Filosofia, Fisioterapia, Geologia, Jornalismo, Nutrição, Psicologia, Realização Audiovisual e Relações Públicas.

3 estrelas: Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica.

Ranking Universitário Folha

Cursos entre os 10 melhores do país: Engenharia Civil (9º lugar), Engenharia de Controle e Automação (7º), Publicidade e Propaganda (4º) e Serviço Social (6º).

Cursos que ficaram em 1º lugar entre universidades privadas no Brasil: Engenharia Ambiental e Matemática.

Cursos que ficaram em 1º lugar entre universidades no Rio Grande do Sul: Publicidade e Propaganda.

Cursos que ficaram em 1º lugar entre universidades privadas no Rio Grande do Sul: Administração, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Mecânica, Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Serviço Social.