Curso de Direito da Unisinos é o único da região do Vale do Sinos recomendado pela OAB, reconhecimento foi entregue em Brasília

Crédito: Divulgação

O curso de Direito da Unisinos é o único do Vale do Sinos recomendado pela Ordem dos Advogados do Brasil. O selo OAB Recomenda foi entregue em cerimônia na última quinta-feira, 17/03, em Brasília. O reconhecimento atesta publicamente a qualidade do curso da Escola de Direito da Universidade. “É um reconhecimento muito importante para a Escola como um todo. Isso denota o compromisso com os nossos alunos e uma qualidade que é histórica, reconhecida pelo MEC e pelo mercado. Representa o compromisso da Unisinos com uma formação integral”, afirma o decano da Escola, Miguel Wedy.

O selo OAB Recomenda é definido combinando dois critérios: a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP) e o índice de aprovação no Exame de Ordem. A metodologia utilizada procura contemplar a participação de no mínimo 3 dos últimos 5 exames realizados, e ter um total mínimo de 60 participantes presentes nos 5 exames utilizados para a análise. Para a formação da nota são utilizadas a nota obtida pelo curso no ENADE e a obtida pelo curso na análise dos últimos exames. “Isso significa que o curso tem obtido historicamente bons resultados tanto no ENADE quanto nos exames da OAB e isso apenas é possível a partir do empenho e dedicação dos professores no compromisso com a excelência acadêmica e dos alunos em seu engajamento por bons resultados nessas avaliações”, destaca o coordenador da Graduação em Direito, Tomás Grings Machado.

Com mais de 50 anos de história, a Universidade tem tradição em formar profissionais qualificados, entre os egressos: Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre; Guinther Spode, ex-vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS; Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, ex-presidente do TRF4. A Unisinos tem uma Graduação com nota máxima pelo MEC e uma Pós-Graduação entre as três melhores do Brasil, além de integrar um seleto grupo de universidades do Brasil com Mestrado Profissional.

Com foco na excelência acadêmica, a Unisinos conta, em sua Escola de Direito, com professores que se destacam. Como por exemplo, os três docentes do PPG em Direito da Unisinos que estão entre os brasileiros mais citados no Google Acadêmico: Lenio Streck, Leonel Severo Rocha e Roger Raupp Rios. E o professor e juiz federal, Marcelo De Nardi, o primeiro latino-americano nomeado presidente do Conselho de Assuntos Gerais e Políticos (CGAP) da Conferência d’A Haia de Direito Internacional Privado (HCCH). “O corpo docente e sua qualificação são fundamentais, pois impactam a qualidade em sala de aula e a nota do ENADE, que leva em conta também a titulação dos professores, por isso a importância do PPGD. Ainda fundamental foi o apoio da coordenação aos alunos”, pontua Miguel.

Para Tomás, sem um corpo docente de qualidade não seria possível obter tantos resultados expressivos em áreas tão distintas de avaliações como ENADE e OAB, que acabam por avaliar de forma distinta o curso de Direito oferecido pela Unisinos. “Em síntese, é um curso que se prova pelo tempo, mais de 50 anos, e pelos expressivos resultados obtidos nas mais diferentes formas e metodologias de avaliação”, afirma.

O curso da Unisinos atua ainda em projetos sociais que atendem à população de baixa renda, ao egresso do sistema penitenciário e dirigido para as populações com superendividamento. Além de contar com uma equipe de arbitragem vencedora de competições nacionais e internacionais. Projetos e ações que oportunizam a prática aos alunos. Saiba mais sobre a Escola de Direito da Unisinos e seus cursos, clique aqui.