Conheça a Unisinos Lab

Plataforma reunirá opções de atividades complementares que ampliam e personalizam o percurso formativo dos alunos

Unisinos LAB. Arte: Lucas Dausacker

A Universidade inaugura nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a plataforma Unisinos Lab, criada para incentivar a autonomia e a personalização nas trajetórias formativas dos alunos de Graduação. Com base em um mapeamento de competências essenciais para a transformação social no século XXI, a ferramenta permitirá ao estudante enriquecer seu currículo de forma ampla, transcendendo os limites da formação específica desenvolvida ao longo de seu curso.

A iniciativa parte da ideia de que a construção do conhecimento é única para cada pessoa. Por isso, dará suporte para que o graduando escolha com mais propriedade quais caminhos seguir no decorrer de sua formação.

A plataforma reunirá opções de atividades complementares, disponíveis em turnos alternativos aos das aulas e, em sua maioria, gratuitas. O propósito da Unisinos Lab, porém, não será somente ampliar o número de possibilidades para além de uma ou outra graduação; será propiciar o desenvolvimento de habilidades transversais, que potencializem os saberes demandados no mercado de trabalho e no convívio social.

Dessa forma, a Unisinos propõe uma renovação no modelo de ensino-aprendizagem, uma provocação para pensar a formação da pessoa como um todo, que transcende o currículo e se constitui a partir de novas relações entre a sociedade e seus atores.

Como funcionará

Com base no estudo de pesquisas e relatórios internacionais sobre educação no ensino superior, a Unisinos listou dez competências consideradas fundamentais para a constituição de um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos com potencial para a transformação social. São elas: responsabilidade socioambiental; cultura ético-estética; senso crítico-reflexivo; resolução de problemas e pensamento computacional; atitude empreendedora e interdisciplinar; comunicação; pensamento projetual e inventivo; interação e colaboração; liderança; autonomia e autogestão do conhecimento.

Todas essas competências poderão ser desenvolvidas por meio da Unisinos Lab, e a combinação delas será particular de cada aluno. Ao mesmo tempo que um estudante de Direito poderá aperfeiçoar conhecimentos de empreendedorismo e liderança, seu colega de curso terá a chance de aprimorar habilidades voltadas para inteligência cultural e gestão de projetos. Ao final da graduação, os dois receberão o mesmo diploma, mas seus históricos complementares mostrarão as diferenças de perfil entre os profissionais.

A cada semestre, conforme concluir as atividades que escolheu, o estudante irá ampliar a esfera de competências e compor seu portfólio, que o diferenciará de seus colegas. Simultaneamente, poderá acompanhar sua evolução por meio de gráficos, que indicarão seu nível de desenvolvimento em cada uma das dez áreas.

Neste momento, já estão disponíveis na Unisinos Lab atividades como cursos de extensão e de idiomas; MOOCs (Cursos Massivos Online, do inglês Open Online Courses); drops de conteúdo, como vídeos de palestras e eventos; oportunidades em projetos sociais, de iniciação científica e de incentivo ao empreendedorismo. Confira no site.