Concerto Orquestra Unisinos – MAGIS

No dia 19 de julho, a orquestra leva música à Igreja São José, em Porto Alegre, em um concerto gratuito com participação de cantores solistas e do Coral Unisinos Anchieta.

Sob a batuta do maestro Evandro Matté, a Orquestra Unisinos Anchieta apresenta concerto de sua Série Magis em Porto Alegre no dia 19 de julho, domingo, às 17h, na Igreja São José (Av. Alberto Bins, 467), com entrada franca. O programa combina música sacra e profana, trazendo obras grandiosas de dois pilares da tradição da música de concerto: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1771-1827). 

A “Missa em Dó Maior”, conhecida como “Missa da Coroação”, de Mozart, abre o concerto. Para interpretá-la, a orquestra conta com a participação da soprano Elisa Machado, do tenor Flávio Leite, da mezzo-soprano Angela Diel, do baixo-barítono Daniel Germano e do Coral Unisinos Achieta. A produção para os serviços litúrgicos constitui parte importante da obra do compositor austríaco, e esta é sua missa mais frequentemente executada. Foi escrita em 1779, nos últimos anos em que Mozart atuou como mestre de capela do arcebispo de Salzburgo, antes de romper seu vínculo com a corte e tornar-se um músico independente, abrindo espaço para as liberdades que os compositores vieram a conquistar no século XIX. 

Beethoven foi um dos compositores que desfrutou e deu prosseguimento a essa ruptura, na medida em que reivindicava liberdade para suas escolhas artísticas e existenciais. Sua “Sinfonia nº 5”, que fecha este programa da Orquestra Unisinos Anchieta, foi concluída em 1808, e tornou-se um monumento da música ocidental, amplamente conhecida, em especial por seu famoso tema inicial de quatro notas.

ENTRADA FRANCA

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar