Reitor participa do Congresso Nacional de Educação Católica e ExpoANEC

Crédito: Divulgação

O reitor, Pe. Sergio Mariucci, participou do VI Congresso Nacional de Educação Católica & ExpoANEC, que aconteceu em Salvador, de 29/6 a 01/7.

Pe. Sergio, como membro do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC e reitor da Unisinos, foi coordenador da mesa redonda: A construção do novo humanismo para o século XXI à luz do Papa Francisco. O decano da Escola da Indústria Criativa, Gustavo Borba, também participou do Congresso, como painelista.

O Congresso contou com referências da educação católica e reuniu mais de 2 mil participantes. Foram três dias de evento em que estiveram em pauta importantes temas como: Educação para uma nova sociedade, ecologia integral na prática, expansão do alcance das Instituições de Educação Básica e IES, entre outros. Na oportunidade, reforçou-se que a educação deve estar em constante evolução, seja ela no ambiente pedagógico, na gestão ou na área de inovação. Formar pessoas na integralidade é a missão das instituições de educação católica.

“O VI Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela ANEC, que teve por tema Transformar o Presente, Tecer o Futuro – Pactos e Compromissos, foi, depois da pandemia, a primeira oportunidade de congraçar todas das filiadas à ANEC. O Congresso ocorreu em clima de grande fraternidade em torno de temas muito relevantes, tanto para a Educação Básica como para a Educação Superior. Entendo ser importante para a Unisinos participar tanto desse evento e da ExpoANEC quanto da própria ANEC, que nos representa como associação de entidades católicas”, pontua o reitor.

Sobre a ExpoANEC

A ExpoANEC reuniu, em mais de 150 estandes, instituições privadas de educação, principalmente as católicas, e empresas que oferecem soluções, produtos e serviços para o mercado educacional. Sendo um dos maiores eventos da ANEC, é realizada anualmente no Fórum Nacional de Educação Católica e a cada dois anos no Congresso Nacional de Educação Católica.

A Unisinos também se fez presente com um estande na ExpoANEC, onde as professoras Cristiane Schnack, Isa Mara Alves e Adriane Ossani expuseram o Programa de Desenvolvimento de Currículo Bilíngue Integrado para Educação Básica da Unisinos – U-Education.

“A Unisinos apresentou um dos produtos que estamos levando para as escolas que é o Bilíngue. Para mim, a grande questão foi poder levar a experiência da Unisinos nas palestras e, também, esse espaço de trocas com as escolas para compreender melhor cada um desses locais e assim levar um produto mais adequado”, destaca o decano.

Confira o vídeo da ANEC sobre esses eventos: