Como brasileiros acessam e compreendem informações sobre saúde?  

Pesquisa é coordenada por professora da Unisinos

Crédito: Divulgação

A coordenadora do curso de Biomedicina, Juliana Scherer, está coordenando uma pesquisa inédita sobre letramento em saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Saúde. O estudo investiga como a população brasileira busca, interpreta e utiliza informações sobre saúde para tomar decisões no dia a dia — uma habilidade cada vez mais essencial em tempos de desinformação. 

A pesquisa utiliza formulários eletrônicos com perguntas sobre hábitos informacionais e conhecimentos sobre assuntos de saúde. Os dados vão permitir identificar os principais temas de desinformação em saúde e ajudar na construção de estratégias mais eficazes de comunicação e educação em saúde. 

“Queremos mapear o grau de autonomia das pessoas em relação às informações sobre saúde que chegam até ela. A baixa compreensão e a desinformação em saúde podem gerar decisões perigosas para o indivíduo e para a sociedade”, explica Juliana. 

Além do levantamento de dados, o projeto prevê a produção de materiais educativos em linguagem acessível, como cartilhas, posts informativos e oficinas comunitárias, para apoiar ações de enfrentamento à desinformação em saúde. Os resultados serão divulgados de forma aberta e acessível à população. 

Neste momento, a pesquisa está em fase de coleta de dados, e a equipe de pesquisa convida todas as pessoas residentes no Brasil e maiores de 18 anos a responderem o questionário, até 30/06/2025, disponível aqui

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar