Comitiva da Unisinos em Missão PMG nos EUA com participação no SXSW EDU

Crédito: Divulgação

Neste mês de março, professores e assistentes de projeto, vinculados ao PMG Unisinos, estão em uma missão nos EUA. A comitiva está realizando visitas a universidades americanas que visam parcerias para ações de internacionalização e referências de inovação para a área da Engenharia na Unisinos. Em três diferentes cidades, eles estiveram nas universidades de UT San Antonio, UT Austin, Universidade A&M e Rice University.

A inciativa ainda conta com a participação do grupo no SXSW EDU Conference & Festival – 2022, em Austin, Texas. “Finalizar a missão no evento SXSW EDU, que traz referências contemporâneas globais e possibilita conexões com outros educadores e instituições, traz uma perspectiva mais ampliada das tendências em educação, ampliando nossa visão sobre um mapa mais global contemporâneo”, explica a professora Cristiane Schnack, gerente de Desenvolvimento do Ensino da Unidade Acadêmica de Graduação – UAGRAD Unisinos.

Integram a comitiva da Universidade, além de Cristiane, a professora Fernanda Pacheco, coordenadora da Escola Politécnica da Unisinos, e os doutorandos Sérgio Klippel e Luis Staudt, assistentes do PMG da Universidade.

Crédito: Divulgação

De acordo com Sérgio, a participação no projeto, na condição de assistentes, proporcionou uma visão muito valiosa da necessidade de evolução constante das práticas de ensino demandadas por cada geração de estudantes. “Nas Universidades visitadas no Texas, vimos a preocupação em preparar os estudantes para sua vida profissional, desde os primeiros semestres, a partir de orientações e de espaços físicos que fomentam a criatividade e a materialização de ideias”, explica.

Na visão de Luis, a missão da Fulbright está sendo uma excelente oportunidade para enxergar o futuro da engenharia através das abordagens que as universidades de ponta dos Estados Unidades vêm desenvolvendo na formação dos novos engenheiros. “É notável a ênfase no desenvolvimento das habilidades sociais e criativas na resolução de problemas na prática, preparando seus alunos para um mundo globalizado e em constante transformação, com capacidade de identificar problemas, trabalhar na busca por uma solução e conectar seus avanços com a indústria e sociedade”, completa.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Fernanda Pacheco, e integrante do PMG, visitar tantas universidades e conectar com professores e pesquisadores proporciona diversas reflexões e inspirações. “Por outro lado, fico tranquila ao perceber que a Unisinos já adota e está incorporando no currículo diversas estratégias de ensino que são unanimidade nas universidades visitadas, tais como o aprendizado através de projetos aplicados, a construção de portfólio e o protagonismo do aluno”, conclui.

Para saber mais sobre o PMG, clique aqui.