Cerimônia celebra a conclusão de Programas de Residências da Unisinos

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ocorreu na noite da última segunda-feira, 27/2, na Galeria Pe. Milton Valente, no Campus São Leopoldo, a cerimônia em Celebração à Conclusão dos Programas de Residências do curso de Medicina da Escola de Saúde da Unisinos. Entre os programas de especialização estão: Atenção Básica, Saúde Mental e Medicina da Família e Comunidade.

O evento contou com algumas presenças na mesa de honra, como da diretora da Unidade Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo, na ocasião representando o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci; da secretária da Saúde em exercício do município de São Leopoldo, Paula Silva; do coordenador da Comissão de Residência Médica – COREME, Geraldo Jotz; e da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU e professora da Escola da Saúde, Vânia Micheletti.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os Programas de Residências ocorrem no Sistema Único de Saúde (SUS) e são parte importante da formação dos estudantes para seu aperfeiçoamento profissional e fortalecimento do sistema de saúde. Além disso, são gerenciados pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde.

Fernanda Lerner, que participou da residência em Atenção Básica, comenta sobre sua experiência durante todo o processo. “Foi muito gratificante esse período, foram muitos desafios e é uma conquista estar aqui hoje, compartilhando com os colegas e recebendo essa gratificação da instituição”. Além disso, falou também sobre a importância da Unisinos e o apoio recebido pela Universidade durante o processo. “Acho que o suporte que a COREMU e a comissão deram foi o que possibilitou uma experiência maravilhosa”, pontuou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Maiara Kunzler, Multiprofissional em Saúde Mental, destaca a importância da cerimônia. “Estar formando profissionais competentes e capacitados para poder estar atuando no serviço público de saúde, em especial na saúde mental, que é uma política que está passando por alguns processos de retrocesso. Então é sempre bom a gente estar formando uma galera que está disposta, capacitada e pode estar apoiando a luta e militando com o SUS, com saúde mental e com a luta antimanicomial, principalmente”, finalizou.

O evento também contou com  a primeira formanda de Residência Médica da Unisinos, Aline Caspers dos Reis, concluindo a residência na especialidade de Medicina da Família e Comunidade.

Confira abaixo os formandos de cada Programa de Residência da Unisinos:

Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica

Ana Paula Sant’Ana Schinaider