Cerimônia celebra a conclusão de Programas de Residências da Unisinos

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ocorreu na noite da última segunda-feira, 27/2, na Galeria Pe. Milton Valente, no Campus São Leopoldo, a cerimônia em Celebração à Conclusão dos Programas de Residências do curso de Medicina da Escola de Saúde da Unisinos. Entre os programas de especialização estão: Atenção Básica, Saúde Mental e Medicina da Família e Comunidade.

O evento contou com algumas presenças na mesa de honra, como da diretora da Unidade Acadêmica de Graduação, Paula Campagnolo, na ocasião representando o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci; da secretária da Saúde em exercício do município de São Leopoldo, Paula Silva; do coordenador da Comissão de Residência Médica – COREME, Geraldo Jotz; e da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU e professora da Escola da Saúde, Vânia Micheletti.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os Programas de Residências ocorrem no Sistema Único de Saúde (SUS) e são parte importante da formação dos estudantes para seu aperfeiçoamento profissional e fortalecimento do sistema de saúde. Além disso, são gerenciados pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde.

Fernanda Lerner, que participou da residência em Atenção Básica, comenta sobre sua experiência durante todo o processo. “Foi muito gratificante esse período, foram muitos desafios e é uma conquista estar aqui hoje, compartilhando com os colegas e recebendo essa gratificação da instituição”. Além disso, falou também sobre a importância da Unisinos e o apoio recebido pela Universidade durante o processo. “Acho que o suporte que a COREMU e a comissão deram foi o que possibilitou uma experiência maravilhosa”, pontuou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Maiara Kunzler, Multiprofissional em Saúde Mental, destaca a importância da cerimônia. “Estar formando profissionais competentes e capacitados para poder estar atuando no serviço público de saúde, em especial na saúde mental, que é uma política que está passando por alguns processos de retrocesso. Então é sempre bom a gente estar formando uma galera que está disposta, capacitada e pode estar apoiando a luta e militando com o SUS, com saúde mental e com a luta antimanicomial, principalmente”, finalizou.

O evento também contou com  a primeira formanda de Residência Médica da Unisinos, Aline Caspers dos Reis, concluindo a residência na especialidade de Medicina da Família e Comunidade.

Confira abaixo os formandos de cada Programa de Residência da Unisinos:

Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica

Ana Paula Sant’Ana Schinaider

Fernanda Calegaro Lerner

Juliana Feiten

Murilo Santos de Carvalho

Natália da Silva Gomes

Programa de residência Multiprofissional em Saúde Mental

Larissa Rizzi Souza de Oliveira

Maiara Kunzler

Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade

Aline Caspers dos Reis

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar