Capacitação online para professores do Ensino Fundamental

Curso gratuito ensina a utilizar jornais como ferramentas didáticas

Crédito: Divulgação

Começa na quarta-feira, 15 de outubro, o MOOC (Massive Open English Course) do projeto Jornal na Sala de Aula, voltado a professores de escolas públicas e privadas de diversos municípios do Sul do país. O curso capacitará docentes de anos iniciais do Ensino Fundamental a utilizarem jornais em sala de aula, com vistas ao aprimoramento de habilidades como leitura e escrita.

Promovida pela graduação de Pedagogia, modalidade Educação a Distância, a iniciativa quer ampliar saberes por meio da reflexão crítica construtiva, além de incentivar a capacitação digital. “A escolha por essa modalidade [EAD] foi feita justamente por permitir a organização de um espaço virtual em que recursos e materiais contribuem para interações entre os participantes”, comenta Patrícia Grasel, coordenadora do curso na instituição.

O projeto

O projeto transdisciplinar acontecerá na Plataforma Veduca e contemplará 80 horas de duração, divididas em duas edições de 40 horas cada. Nesse período, serão desenvolvidos oito módulos de estudos, organizados semanalmente. Assim, o aluno poderá cursar as atividades de acordo com sua disposição de tempo e terá a possibilidade de recuperar conteúdos ou aprimorar conhecimentos na segunda edição, junto a um novo grupo. Para participar, acesse a plataforma (as inscrições permanecem abertas mesmo após o início do curso).

O Jornal na Sala de Aula é uma iniciativa do Grupo Sinos em parceria com a universidade.

Sobre MOOCs

Os MOOCs são cursos desenvolvidos em plataforma digital, organizados com materiais e atividades que promovem a interação por meio do estudo compartilhado e colaborativo dos sujeitos envolvidos, sem a figura centralizada do professor. Proporciona o compartilhamento de informações e conteúdo de forma rápida e aberta, com mais amplo fluxo de interações e uma gama maior sujeitos envolvidos.