BioUnisinos: uma série de podcasts produzida por alunos da Biologia

Atividade faz parte da disciplina de Biologia e Planejamento da Conservação

Crédito: Divulgação

Com o intuito de divulgar e popularizar cada vez mais a ciência para que ela atue como ferramenta de conscientização e de pressão sobre as políticas públicas de gestão ambiental, os alunos da disciplina de Biologia e Planejamento da Conservação, da graduação em Biologia, foram desafiados a produzir podcasts sobre assuntos e estratégia ligadas ao estudo e preservação da biodiversidade.

Por ser uma plataforma acessível, podendo ser ouvida em qualquer lugar e horário, o professor da Escola Politécnica, Alexandro Marques Tozetti, conta que os podcasts são produzidos ao longo do semestre, sendo assim uma forma de expandir o conhecimento acadêmico e os desafios da conservação da biodiversidade. “Há um trabalho de estudo de temas, imersão nas pesquisas em diversas áreas da conservação e aulas especificas para a criação do roteiro. O roteiro deve permear conceitos acadêmicos e ter vínculo direto com os conteúdos abordados nas aulas”, explica.

Durante o semestre, há uma aula específica sobre métodos básicos de entrevistas, organização das ideias em roteiro e edição de áudio. “A partir disso, os alunos são divididos em grupos, definem seus temas e partem para os contatos com especialistas”, elucida Alexandro. A entrega do podcast é o trabalho final da disciplina. “A atividade tem se mostrado uma importante oportunidade para os alunos entrarem em contato com pesquisadores e especialistas de todo o país, aproximando-os do mercado de trabalho”, conclui o professor.

No primeiro semestre de 2022, foram produzidos seis episódios que se juntam a outros onze produzidos nos semestres anteriores. Você pode ouvi-los pelas plataformas Anchor, Google Podcasts e Spotify.

Abaixo, confira um dos episódios.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar