Aula Inaugural da Medicina

Atividade teve palestra sobre cuidados com pacientes em situações de alta complexidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na segunda-feira, 19 de março, a graduação em Medicina promoveu sua Aula Inaugural, no Campus São Leopoldo. O encontro contou com a participação especial de familiares dos alunos ingressantes, que vieram acompanhar a cerimônia de entrega dos jalecos.

Tradição nos cursos de Medicina, a entrega de jalecos simboliza o início dos estudos e o comprometimento com a integridade que a profissão requer. Assim como ocorreu na edição do ano passado, a cerimônia precedeu a palestra tema da aula.

“É com grande alegria que compartilhamos este momento, que representa o começo da relação de vocês, alunos, com seus tutores, os guias que os acompanharão na jornada daqui para frente”, disse o professor Cristiano Tschiedel Belem da Silva, coordenador do curso.

Também à frente da graduação em Medicina, a professora Nêmora Tregnano Barcellos falou sobre sonhos: “Sonhar é não se conformar com o possível e buscar o impossível. Escolher Medicina, igualmente, é não se conformar com o possível e buscar o impossível. Por isso, carreguem o sonho de uma sociedade justa, igualitária e que acolha a todos de acordo com suas necessidades”.

Após a entrega dos jalecos, a aula seguiu para a palestra O espaço do cuidado dos pacientes em situações que envolvem a alta complexidade, ministrada pela médica e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Sandra Maria Gonçalves Vieira.

Durante a apresentação, a convidada abordou o conceito de alta complexidade no campo da saúde e fez uma retomada da história dos transplantes de órgãos e de alguns de seus pioneiros. Para além da teoria, falou aos alunos sobre responsabilidade social e destacou que nenhuma grande tecnologia é capaz de substituí-los como médicos. “Perguntem-se sempre: eu estou fazendo o possível ou o melhor possível dentro das condições em que me encontro? Estejam sempre atentos a vocês mesmos e não percam esse momento de alegria que estão vivendo”, comentou.

O calouro Leandro Rucks acredita que agora é a hora de “se instrumentalizar, não apenas para conseguir um diploma, mas para se aprimorar de verdade”. O estudante, que já tem formação em Direito e foi aprovado em diferentes vestibulares para Medicina, escolheu a Unisinos pela estrutura, o renome da universidade e o currículo da graduação. Sua colega Karen Polanczyk também está empolgada com o início dos estudos: “Quero aproveitar o formato do curso e me tornar uma profissional melhor”, finalizou.

Confira mais imagens do evento