Atividade de encerramento da Formação Docente 2023/1 acontece no campus Porto Alegre

Crédito: Adriane Brill Thum

Aconteceu, na quinta-feira, 19/01, o painel de encerramento das atividades da Formação Docente. Realizado nas salas TEDU do campus Porto Alegre, a atividade foi ministrada pela professora da Escola de Direito, Raquel von Hohendorff, e celebrou os três dias de oficinas, visitas guiadas e conversas realizadas.

Para fechar a noite, a Unisinos recebeu via chamada de vídeo Francisco Urrutia de la Torre, secretário executivo da Asociación de Universidades Jesuitas en América Latina (AUSJAL), para falar mais sobre o ethos jesuíta.

O tema da formação docente foi “A relevância social da Universidade”. Segundo Raquel, as atividades são montadas a partir das demandas da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação e da Unidade de Graduação, além de levar em consideração as avaliações dos alunos e dos próprios professores.

Crédito: Adriane Brill Thum

Ainda de acordo com Raquel, o evento ajuda na hora de discutir novas ideias e implementar novos métodos nas práticas docentes dos professores: “Acho que essa é a principal importância, essa troca constante e essa formação constante, porque a gente sempre fala que Paulo Freire já dizia: ‘Ninguém nasce professor’ e ninguém se torna professor de uma hora para outra. A gente é um eterno aprendiz e precisa continuar aprendendo” explica a docente.

A Formação Docente é uma atividade que ocorre todos os anos na Unisinos e é o momento em que professores de todas as Escolas podem trocar as experiências e técnicas utilizadas, buscando a construção de uma universidade mais relevante.