Ampliação da UBS Paim

Unisinos e Secretaria de Saúde de São Leopoldo inauguram novo espaço que contará com consultórios médicos e sala de aula

Crédito: Rodrigo W. Blum

No sábado, 27/04, a Unisinos e a Secretaria Municipal de Saúde inauguraram mais um espaço destinado à saúde da comunidade de São Leopoldo: a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Paim, no bairro São Miguel.

O projeto teve o investimento de mais de R$2 milhões utilizados para ampliar e equipar os nove novos consultórios, sendo cinco clínicos, três ginecológicos e um odontológico, além de salas de imunização, de procedimentos, de acolhimento, para aulas e reuniões, recepção e atendimento.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, desejou um bom trabalho para as novas equipes de saúde do posto e reforçou a importância do momento. “Para a população é fundamental a garantia dos direitos básicos e a universalidade dos serviços”, completou.

O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, lembrou que o valor investido nessa UBS é uma das contrapartidas da Unisinos ao Sistema Público de Saúde do Município, em cumprimento ao que estabelece a Lei do Mais Médicos, de outubro de 2013, quanto ao repasse relativo ao curso de Medicina. Além disso, ressaltou a importância do local tanto para o atendimento da comunidade quanto para a formação e prática dos alunos da Unisinos. Logo após, proferiu uma bênção às instalações físicas, a todos que ali serão atendidos e aos profissionais que prestarão serviços no local.

A decana da Escola de Saúde da Unisinos, Denise Zaffari, mencionou que os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia vão atender na unidade. “Teremos inserido neste espaço atividades realizadas pelos professores e estudantes do Projeto Social Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, e irá acolher a Residência Médica da Unisinos em Medicina de Família”, informou.

A inauguração contou com a participação de diversas autoridades do município e de moradores da comunidade. O evento também teve a apresentação de jovens flautistas da CooperCultura, que tocaram várias canções.

Atendimento domiciliar

Desde o início do curso, os alunos da graduação em Medicina da Unisinos realizam atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os estudantes participam de atividades acadêmicas na comunidade junto com as famílias, colaborando com a consolidação da atenção primária e da Estratégia de Saúde da Família. Cada estudante acompanha uma família, em seu domicílio, observando gestantes, bebês, adultos e idosos.