Alunos e professores do Curso de Enfermagem e residentes dos Programas de Residência Multiprofissional da Unisinos começam a ser vacinados contra a Covid-19

Crédito: Valentin Thomaz

Nesta segunda-feira, 8/2, estudantes do curso de Enfermagem, professores e residentes dos programas de Residência Multiprofissional de Atenção Básica e Residência Multiprofissional de Saúde Mental, que atuam em Redes de Atenção à Saúde – RAS de São Leopoldo, começaram a ser vacinados contra a Covid-19. O período de vacinação segue até esta terça-feira, 9/2, na Antiga Sede da Unisinos. Para receber a vacina, os estudantes que estão realizando a sua prática disciplinar devem comparecer com a carteirinha da Universidade e um documento com foto.

No total, 43 alunos serão vacinados. Além de 7 professores que ministram as atividades acadêmicas práticas e 18 residentes. Os estudantes imunizados atuam na Fundação Hospital Centenário, UBS Campina, UBS/ESF Brás, UBS/ESF Cohab Feitoria, UBS Padre Orestes e UBS/ESF Santos Dumont e UPA Zona Norte.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Vânia Schneider, conta que esse é o início do movimento de imunização dos alunos, residentes e professores da Escola de Saúde. “Traz um sentimento de alívio e esperança em dias com menos insegurança e sofrimento. Os alunos, os professores, os residentes, assim como os demais profissionais da saúde, estão cuidando, diariamente, da população, pois, congregam as equipes da Rede de Atenção à Saúde do município”, completa.

A estudante em Enfermagem Jéssica Brito, conta que está em sua prática disciplinar na Emergência do Hospital Centenário e estava com medo de uma possível contaminação. “Essa vacinação significa que poderei prestar assistência aos pacientes sem a insegurança de estar fazendo um cuidado onde eu não tenho garantia de que o paciente não esteja com Covid. A partir de hoje, o meu cuidado será feito de forma mais tranquila, até hoje isso me gerava insegurança, pois, fazendo as práticas das disciplinas, eu temia me contaminar e consequentemente contaminar meus familiares ou outros pacientes”, explica.

A Unisinos apoia o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Covid-19. A Universidade segue atuando em prol da atenção e cuidado à saúde da comunidade no enfrentamento da pandemia.

Crédito: Arquivo pessoal