Alunos participaram de Intercâmbio Acadêmico para Colômbia

Viagem foi realizada para a cidade de Cáli

Crédito: Acervo Pessoal

Entre os dias 22 e 27 de outubro, nossos alunos do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Direito realizaram uma viagem de estudos na Pontifícia Universidad Javeriana de Cáli, localizada na Colômbia.

“Um intercâmbio, em especial, indo muito além da familiaridade com outra língua, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante. Ele proporciona um contato cultural e acadêmico único, que representa um compromisso na busca pelo desenvolvimento da carreira profissional do indivíduo, tornando-o mais competitivo no mercado de trabalho atual”, afirmou a estudante do Mestrado Profissional, Gabrielle Endres.

Segundo o coordenador de ambos os cursos, Wilson Engelmann, a realização do intercambio buscou estruturar o conhecimento e a internacionalização das atividades acadêmicas da Unisinos, além de fortalecer os laços acadêmicos entre as duas universidades jesuítas.

“Durante as aulas em Cáli, os nossos alunos tiveram a oportunidade de conviver com os alunos do mestrado da Javeriana, o que oportunizou a troca de ideias e experiências, além da ampliação dos horizontes das pesquisas que os estudantes desenvolvem”, declarou Wilson.

Na viagem, os alunos acompanharam atividades sobre Maestría en Derecho Empresarial, aprofundando-se no “Modulo Ampliado Derecho Societario Comparado”. As aulas foram ministradas pelos professores da Universidad Javeriana de Cáli, o que enriqueceu ainda mais o conhecimento obtido no decorrer dessa experiência internacional.

“Sou apaixonada por direito societário, que foi a matéria estudada na viagem. Além disso, fui objetivando criar um arcabouço cultural e científico, que somente é alcançado através da vivência de uma experiência como essa. O contato com os colegas e professores, e até mesmo com as mais variadas pessoas as quais tivemos o prazer de conhecer, nos engrandece pessoal e profissionalmente, aumentando nosso autoconhecimento”, declarou Gabrielle.

Além das atividades realizadas na Universidad Javeriana de Cáli, os alunos visitaram a Câmara de Comércio de Cali e o Centro de Conciliação, Arbitragem e Composição Amigável e a Superintendência de Sociedades. Nas horas vagas, eles também puderam passear pela cidade e conhecer as manifestações culturais do povo colombiano.

Crédito: Acervo Pessoal

Parceria internacional

A relação entre Unisinos e Universidad Javeriana de Cáli possui origem na Association of Universities Entrusted to the Society of Jesus in Latin America (AUSJAL). O contato se fortaleceu a partir da criação de um convênio específico entre as duas universidades, além de um termo próprio para a Escola de Direito. Segundo o coordenador Wilson, a amizade busca a realização de projetos de pesquisa em conjunto, mobilidade e cotutela entre professores e alunos das instituições acadêmicas.