Alunos de Design visitam a Salva, especializada na produção de artigos em couro

No início deste semestre, alunos do curso de Design da Unisinos tiveram a oportunidade de mergulhar nos bastidores de produção de móveis e estofados, durante visita à empresa Salva, do Grupo Minuano. O encontro marcou o pontapé inicial das atividades da disciplina “Ateliê de Projeto III”, ministrada pelos professores Debora Barauna e Anderson Dall’Alba.

Localizada na cidade de Lindolfo Collor, na chamada Encosta da Serra, a Salva é reconhecida por sua atuação na produção de couros, móveis, estofados e tapetes. Durante a visita, os alunos foram guiados por todas as linhas de produção da empresa, desde o tratamento do couro até a montagem final das peças, o que proporcionou uma compreensão abrangente dos processos envolvidos na criação de móveis.

Em “Ateliê de Projeto III”, os estudantes enfrentam desafios reais trazidos pelo cliente-parceiro do curso, com o objetivo de desenvolver soluções. Segundo Debora, a disciplina busca criar um sistema-produto e serviço estratégico para a Salva. “A ideia é que os alunos desenvolvam projetos que abrangem a identidade da marca e suas necessidades de mercado, estabelecendo um contato que torna o processo mais real”, explica.

Anderson ressaltou que, durante a visita à Salva, os alunos puderam compreender os processos de produção de couro, não apenas tecnicamente, mas também em termos de responsabilidade e valorização do trabalho humano envolvido. “Conhecer a fábrica também ajuda os alunos a tomarem consciência da responsabilidade do cuidado exigido na hora de projetar e tratar essa matéria-prima”, afirma.

Foco na inovação

O professor destacou que a disciplina faz uso dos métodos do design estratégico que caracteriza o curso da Unisinos. Na primeira metade do semestre, explica Anderson, os alunos estudam o cenário do mobiliário contemporâneo e buscam entender o posicionamento da Salva no mercado: “As pesquisas visam criar uma direção estratégica para os alunos pensarem em produtos ou técnicas de produção que sejam diferenciais para a empresa, o mercado e os usuários”. Anderson observa ainda que o foco do projeto é produzir uma peça com identidade própria, que ao mesmo tempo atenda às questões técnicas e ergonômicas necessárias.

Durante o processo de pesquisa, representantes da Salva realizam um feedback dos resultados obtidos, o que proporciona aos alunos um debate mais próximo da realidade do mercado. No final do projeto, a Salva oferece mais um olhar, dessa vez sobre os produtos desenvolvidos. Ao longo do semestre, os alunos têm a oportunidade de redirecionar o briefing inicial e desenvolver o produto, sempre com foco na inovação.

Para Débora, a visita à empresa parceira ofereceu uma amplitude da experiência, que permitiu aos alunos uma imersão completa nos processos de produção e uma oportunidade única de interagir com os profissionais internos da Salva. “Os alunos formam um conhecimento sólido da parte processual da pesquisa contextual. Além disso, estabelecem contatos valiosos com os profissionais da área”, sublinha a professora.

Uma visita muito rica

Conhecer a fábrica da Salva não apenas proporcionou aos alunos uma compreensão prática dos processos industriais, mas também os inspirou a considerar aspectos éticos e sustentáveis em seus futuros projetos de design.

Para a estudante Juliana Marin, a visita foi reveladora. Ela destacou a importância de estar imersa nos processos da empresa para compreender verdadeiramente a complexidade envolvida na produção de couros e móveis. “Eu nunca ia entender todo o processo do couro se não entrasse dentro da fábrica. Foi uma visita muito rica para mim”, disse.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o designer da marca, Samuca Gerber, que compartilhou insights valiosos sobre o processo criativo e os critérios de validação e teste de cada peça. “Conversar com ele deu uma luz de como é criar, como surgem as ideias de cada peça, como elas são validadas e testadas”, destaca Juliana.

A aluna Natália Tlaija expressou sua admiração pela preocupação da marca com a sustentabilidade e a valorização do design brasileiro. “Isso me inspira a sentir o mesmo em meus trabalhos futuros”, afirma. Ela destaca a importância de considerar questões ambientais e métodos inteligentes de criação de projetos de design.