Programa 3.000 Talentos TI inicia atividades

Aula inaugural contou com a presença de representantes da prefeitura de São Leopoldo, Senac-RS e Tecnosinos

Crédito: Pedro Barbosa / Tecnosinos

Na última sexta-feira, 05, foi realizada a aula inaugural do Programa 3.000 Talentos TI, uma iniciativa que busca capacitar jovens entre 15 e 39 anos na área de Tecnologia da Informação (TI). A ação integra o Programa Inova São Leo, desenvolvido pela prefeitura de São Leopoldo e que conta com ações na área de inovação.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltou a importância da iniciativa, que visa formar 3 mil jovens até 2024. “Quando vemos boas ideias, precisamos apoiar. A prefeitura vai investir R$ 2 milhões na formação desses jovens, que podem iniciar uma formação no mercado tecnológico através do Programa Talentos TI. Somente no Tecnosinos, há mais de 600 vagas abertas, à espera de profissionais qualificados. É uma ótima oportunidade”.

Para a diretora do Senac São Leopoldo, Lianamar Rosa, o programa é a realização de um sonho. “O papel do Senac é aproveitar e fazer o melhor possível para capacitar profissionais na formação que o mercado de trabalho precisa. Acreditamos que é possível desenvolver competências na área de tecnologia e qualificar jovens para o setor de tecnologia, que cresceu durante a pandemia”.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

A demanda por talentos na área de Tecnologia da Informação (TI) tem sido uma constante preocupação da Governança do Tecnosinos, que é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a ACIST-SL e o Polo de Informática de São Leopoldo. A falta de talentos interfere diretamente na capacidade e crescimento das empresas do Parque, bem como atua contra a atração na implantação de novas empresas.

Crédito: Pedro Barbosa / Tecnosinos

Neste sentido, o Programa 3.000 Talentos TI foi elaborado em sinergia entre poder público, Unisinos e Senac-RS. No total, serão 12 cursos gratuitos, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Dentre os cursos previstos estão: Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, User Xperience e Research – Arquitetura da Informação, Segurança da Informação e Internet das Coisas – IOT, Técnicas de Machine Learning, Tecnologias para Big Data e Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.

Foram mais de 2.500 inscritos nesta fase inicial do projeto. Foram selecionados 540 jovens, que foram distribuídos em 27 turmas. As aulas começaram na última quarta-feira, 3, com quatro turmas, sendo três na Unisinos e uma na sede do Senac São Leopoldo.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar