Alunos da Escola de Gestão e Negócios auxiliam empreendedoras de São Leopoldo

Crédito: Divulgação

Durante a disciplina de Gestão de Pequenas, Médias Empresas e Negócios Familiares, que integra o currículo dos cursos tecnológicos da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, os alunos tiveram que elaborar um plano de ação, a partir da ferramenta 5W2H, e apresentar soluções aplicáveis de mercado para seis empreendedoras associadas à ACIST-SL.

O professor Alexandre Viegas explica que essa é uma disciplina extensionista, ou seja, é uma atividade que precisa ter um impacto social no mercado, trazendo as empresas e a comunidade para dentro da disciplina. “A proposta da disciplina é contribuir para a formação dos alunos para que eles possam entender como que a gestão de pequenas e médias empresas e negócios familiares funciona na prática”, relata.

Crédito: Divulgação

As seis empresas contempladas na atividade fazem parte do Núcleo de Empreendedoras, são elas: Chima de Menina, Senha Comunicação Integrada, AC.Real Imóveis, Farmácia São Rafael, Dedicar-se e Santas & Bronze. Elas apresentaram seus cases para os alunos e os principais problemas que estavam enfrentando e, a partir disso, eles tiveram que resolver essas demandas com soluções aplicáveis. “Os principais pontos que os alunos tiveram que trabalhar na disciplina foram: visão de mercado, visão sistêmica, relacionamento, pesquisa de mercado, foco na solução, negociação, entendimento sobre o papel do marketing e, principalmente, aplicabilidade de mercado”, comenta Alexandre. Ao final da disciplina, as empreendedoras receberam os resultados dos alunos em forma de consultoria.

Alexandre reforça que essa atividade faz com que os alunos sejam estimulados a sair da zona de conforto e pensem em soluções mercadológicas para as pequenas empresas. “Eles passam a conhecer a realidade, como as empresas funcionam na prática, na vida como ela é. E isso estimula eles a desenvolver uma série de competências, como relacionamento, comunicação, empatia, aplicabilidade e propor soluções, porque o mercado hoje busca profissionais que conseguem entregar soluções práticas, aplicáveis e sustentáveis”, pontua.