Aluno ganha bolsa de incentivo aos estudos de japonês

André passará uma semana em São Paulo estudando o idioma

O estudante de Japonês do Unilínguas e do curso de Letras da Unisinos André Pacheco foi condecorado com uma bolsa de incentivo aos estudos da língua japonesa, após prestar teste na universidade. A premiação foi dada pela Fundação Japão, de São Paulo, com o objetivo de estimular a aprendizagem do idioma e da cultura japonesa, dar autonomia ao estudante, para que continue os estudos e, também, proporcionar-lhe um ambiente em que possa utilizar o conhecimento adquirido até o momento. O período do curso é entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2016.

“A satisfação em ser um dos ganhadores do prêmio é muito grande. Dessa forma, posso ver que os meus estudos atingem bons resultados. É uma oportunidade única”, revela André, estudante do quarto semestre do nível básico de Japonês. O estudante conta que iniciou o curso motivado pelo interesse pela cultura nipônica e pela aproximação com Animes – desenhos animados produzidos no país. Em grande parte, a vontade de persistir nos estudos e aperfeiçoar-se também se deve ao Irashai, comércio virtual de artigos de anime que abriu. O nome do site, “irashai”, significa seja bem-vindo em japonês. Segundo ele, conhecer o idioma favoreceu a comunicação com fornecedores e a busca de referências em sites japoneses.

André também é aluno do primeiro semestre do curso de Letras – Inglês da Unisinos. Ele espera que a bolsa da Fundação Japão contribua para aprimorar além de seus conhecimentos no idioma, metodologias de ensino, pois tem planos de lecionar japonês.

A professora Satomi Ymay define André como um aluno muito dedicado e interessado em tudo que diz respeito a cultura e língua japonesa. “Ele é inquieto e questionador, o que faz dele um aluno muito bom. E, agora, como graduando em Letras, mais ainda, pois confronta a estrutura da língua portuguesa com a da língua japonesa como um futuro profissional da área”, comenta. Ela lembra, ainda, que, para obter sucesso nos estudos de um novo idioma, antes de mais nada, é preciso gostar do que se faz ou do que se procura aprender. “Quando há um envolvimento emocional, as dificuldades se tornam menores e, diante dos desafios, os alunos não desistem com tanta facilidade”, salienta. Segundo ela, a compreensão de aspectos culturais também é importante para a aprendizagem do idioma.