Aluno da Unisinos participa de evento da Liga Deep Racer em São Paulo

Evento exibição de corrida de carros autônomos foi promovido pela AWS

Crédito: Arquivo Pessoal

O aluno da graduação em Ciência da Computação, Mateus Melchiades, participou nos dias 24 e 25/05 de um evento exibição da Liga Deep Racer, organizado pela AWS, que é uma competição global de corridas de carros autônomos impulsionados por modelos de Machine Learning. “Foi uma experiência que proporcionou tanto aprendizagem como diversão”, destaca Mateus. A participação foi um convite feito pela AWS, junto de outros alunos do país.

No primeiro dia do evento, Mateus teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos aprendendo mais sobre Machine Learning e carros autônomos, e, no segundo dia, ele pôde competir. “Todos os estudantes que foram convidados para o evento competiram. No final, fiquei com o segundo lugar na corrida, porém era claro para todos nós que, apesar de ter um troféu e pódio, o principal objetivo não era a competição, e sim a experiência”, relata.

Crédito: Arquivo Pessoal

Para Mateus, os aprendizados adquiridos no curso de Ciência da Computação da Unisinos foram fundamentais durante o evento. “Sem o conhecimento de Machine Learning que tive no curso, muito provavelmente não teria alcançado a colocação que consegui. Foi durante as aulas que tive meu primeiro contato com aprendizagem por reforço, que despertou meu interesse na área e me levou a seguir estudando, não só para meu trabalho de conclusão de curso e o evento, mas também para o que virá depois”, ressalta.

O estudante está fazendo o Trabalho de Conclusão de Curso na área de aprendizagem por reforço, que é a mesma técnica utilizada para treinar os carros usados na competição. “Mesmo após meses estudando sobre esse tema, ainda aprendi bastante sobre como otimizar funções de recompensa e, principalmente, sobre como enfrentar diferenças de performance que temos ao sair do ambiente simulado e colocar nossas criações no mundo real”, explica.

Vestibular 2023/2

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 24/06 e as inscrições já estão abertas. Para realizá-las e conferir mais informações, acesse unisinos.br/graduacao.