Aluno da Unisinos é o melhor jogador da Copa dos Refugiados 2018

Competição ocorreu nos estádios Passo d’Areia e Beira-Rio

Crédito: Divulgação

A Copa dos Refugiados 2018, edição realizada em Porto Alegre, nos meses de maio e junho, reuniu diversos apaixonados por futebol do mundo inteiro. O estudante de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Edson Gomes, representou o seu país de origem, Angola, e foi eleito o melhor jogador de toda competição.

“Sinto-me feliz por ser visto como o melhor jogador da copa. É um reconhecimento ao talento e ao amor que tenho pelo futebol. Mas, de certeza, trocaria esse reconhecimento pela vitória da minha equipe”, afirmou Edson.

O estudante contou que a seleção da Angola foi eliminada nas semifinais por Senegal, equipe que acabou conquistando a edição de 2018. Porém, nada disso diminuiu o seu amor pelo esporte e o sentimento de vestir a camisa de seu país ao lado dos companheiros.

“Tem um significado enorme poder representar toda uma nação. É de longe uma sensação especial. A responsabilidade é imensa e a cobrança está sempre presente. Eu joguei ao lado de amigos talentos e cheios de comprometimento, e tudo ficou mais fácil e agradável”, enfatizou o estudante.

Seleção Angolana

Além de Edson, outros 13 alunos de diferentes cursos da Unisinos formaram a seleção angolana para competir a Copa dos Refugiados: Swel Silva; Emanuel Mendonça; Osvaldo Cabongo; Hélder Oliveira; Jorsy Gama; Wilson Dos Santos; Tandala Domingos; Maueth Januário; Paulo Silva; Rildo Alexandre; Denilson Gourgel; Antônio de Sousa e Massoxi Mandela.

Eles participaram da copa junto com os representantes de outros sete países: Colômbia; Guiné Bissau; Haiti; Líbano; Peru; Senegal e Venezuela. As partidas foram disputadas nos estádios Passo d’Areia (São José) e Beira-Rio (Internacional), transformando os ambientes em espaços de troca de conhecimento e cultura.

Crédito: Divulgação