Egressa do PPG em Administração recebe menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese

Crédito: Arquivo pessoal

A egressa Lisiane Machado, do Programa de Pós-Graduação em Administração, recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2025. A pesquisa, que teve orientação do professor Bruno Bittencourt, investigou o desenvolvimento da competência de orquestração individual para atuação de orquestradores em ecossistemas de inovação urbanos, ampliando a compreensão sobre como indivíduos podem mobilizar universidades, empresas, governo e sociedade em processos de inovação nas cidades. 

O trabalho resultou na expansão do modelo teórico de orquestração e na criação de um método de capacitação inédito, implementado no formato de BootCamp no metaverso Second Life, na Ilha Unisinos. “A proposta inicial estava relacionada à competência de inovação, mas identifiquei a necessidade de ampliar o contexto de pesquisa para integrar os temas orquestração e ecossistema de inovação urbano. Foi a partir dessa decisão que nasceu o BootCamp Orchestration Lab no metaverso”, explica Lisiane. 

A pesquisadora entrevistou orquestradores de todas as regiões do Brasil e contou com a participação de gestores da Rede RS Startup, validando o método desenvolvido. “O processo de pesquisa foi complexo e exaustivo, mas não foi solitário. Tive o privilégio de dialogar com professores, profissionais e gestores que ajudaram a manter a coerência teórica, metodológica e prática da tese. Esse prêmio é uma conquista nossa”, destaca. 

Além dos desafios acadêmicos, Lisiane enfrentou obstáculos pessoais durante o doutorado. “Quem olha o resultado da tese, hoje representado nesse prêmio, não imagina o que foi enfrentar os bastidores. Foram vários momentos de superação e de resistência. Por isso, receber essa menção honrosa é também um testemunho de coragem e resiliência.” 

Para ela, o reconhecimento da CAPES reforça a importância da pesquisa. “Ver o meu nome na lista das premiadas, entre tantas teses de programas de todo o Brasil, foi motivo de muito orgulho. Esse prêmio valoriza a relevância científica e social do trabalho desenvolvido e é também a recompensa à minha jornada de dedicação e ousadia.” 

O orientador diz ter ficado muito feliz com o reconhecimento, principalmente porque o trabalho de Lisiane reúne um rigor científico que é necessário em termos de teoria, mas também um impacto prático. “Foi uma pesquisa pensada para gerar um impacto olhando para contribuições teóricas e gerenciais, que é uma das vertentes do nosso PPG em Administração”, completa. 

Entre os próximos passos, Lisiane planeja dar continuidade às publicações e aprofundar os estudos em um estágio de pós-doutorado. “A pesquisa gerou vários produtos e subprodutos que podem contribuir para a atuação de orquestradores em ecossistemas de inovação urbanos. Quero ampliar a implementação do método em diferentes modalidades e contextos, fortalecendo ainda mais a relação entre teoria e prática.” 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar