Para todos os paladares

Culinária asiática foi tema de evento promovido por estudantes da Gastronomia

Uma mistura de sabores e aromas chamaram a atenção de quem circulava pelos corredores do Centro Comunitário nesta quinta-feira, 26 de novembro. Com cinco pratos diferentes no cardápio, alunos do curso de Gastronomia realizaram o “Comida no Campus”, um festival de culinária inspirado na comida asiática.

O festival foi organizado pela professora Ágata Britto e os estudantes da disciplina de Experiência 3 – Criatividade. Segundo a professora, os alunos estudaram sobre a comida asiática e montaram um projeto teórico com referências e ideias para a criação de seus pratos. O processo prático consistia nos grupos conceberem ideias de refeições e realizarem experimentos para chegar em seus produtos finais.

No último encontro, Rodrigo Paz, chefe de cozinha renomado e parceiro do projeto Comida de Rua, auxiliou os graduandos da universidade no fechamento de tabela de preços e na organização do festival.

A mistura de sabores e especiarias fez a diferença para conquistar o paladar do público. Como os universitários já haviam estudado a comida europeia, a proposta de criação foi que existisse uma fusão de sabores e culturas. “Os sabores são diferentes e experimentais. O que nós temos aqui não existe na Europa e não existe na Ásia, são misturas únicas”, explica a estudante Maria Del Valle.

Sabores que proporcionam diferentes emoções

Neusa Vicente percebeu que seu filho tinha um talento um tanto especial. Com 14 anos, Rafael já criava pratos em casa, cozinhava e tinha jeito para isso. O apoio da mãe foi imediato. Com 15 anos, Rafael Vicente já começava a participar de cursos de culinária.

A mãe não pôde perder o “Comida no Campus”. Prestigiou e experimentou pratos dos colegas de seu filho. Tirou fotos de Rafael enquanto ele atendia os clientes que chegavam. “É muito gostoso ver ele trabalhando. A comida está ótima, diversa, bem apresentada. Eles estão organizados, é muito bacana”, comenta Neusa.

Ágata Britto, professora da disciplina, também ficou orgulhosa do trabalho apresentado por seus alunos. “Foi ótimo. Primeira vez que fazemos o evento aqui no redondo. Os produtos estão excelentes. A turma conseguiu entender a proposta e realizar com êxito”.

A paixão que transpassou fronteiras

Para realizar o sonho de ser uma chefe de cozinha, a estudante Maria Del Valle precisou se despedir de sua família e de seu país. Com a indicação de um amigo de trabalho, a venezuelana decidiu se aventurar sozinha pelo Rio Grande do Sul.

Apesar de estar sempre com um sorriso estampado no rosto, Maria diz que é difícil sua situação e que já pensou em desistir. “Minha família me apoiou para sair da Venezuela por causa da opressão do governo, mas aqui o idioma é complicado. E moro sozinha, brinco que não tenho nem cachorro em casa”, comenta.

Nas férias, a estudante volta para Venezuela e não terá tempo para descanso. “Vou trabalhar na cozinha do Carlos García, que é um chefe renomado e muito conhecido. Vou aproveitar para me inspirar na cozinha dele”, explica.

Seu novo sonho já está traçado. Quando se formar, pretende trabalhar nas ilhas de Aruba e Curaçao como chefe de cozinha. Por enquanto, Maria continua na Unisinos distribuindo sorrisos e criando novas receitas pelos laboratórios de cozinha da universidade.