Farmácia Viva Pe. Clemente Steffen é lançada na Unisinos

O projeto é uma parceria entre a Universidade, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo e a Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo (CEEPRO)

Crédito: Divulgação

A cerimônia de lançamento do projeto Farmácia Viva Pe. Clemente Steffen, uma parceria entre Unisinos, Prefeitura Municipal de São Leopoldo e Escola Agrícola Visconde de São Leopoldo (CEEPRO), ocorreu na tarde da segunda-feira, dia 27/03. O evento contou com a presença do reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci; do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; da decana da Escola de Saúde, Rochele Rossi; e do secretário de saúde do município, Diego Adolfo Pitirini.

A Farmácia Viva Pe. Clemente foi criada a partir da contemplação em edital do Ministério da Saúde no ano de 2019. Em todo o país, 144 municípios enviaram propostas, mas somente 20 foram selecionados para receber o modelo de Farmácia Viva. O nome é em homenagem ao Pe. Clemente José Steffen, jesuíta que foi professor da Unisinos e pesquisador reconhecido no estudo de plantas medicinais.

“A implantação da Farmácia Viva no município de São Leopoldo/RS, com o cultivo e manipulação de fitoterápicos, visa qualificar a Assistência Farmacêutica em todos os serviços da rede municipal de saúde; bem como proporcionar um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destaca Pe. Sergio.

Crédito: Divulgação

“Os fitoterápicos fazem parte das políticas públicas em plantas medicinais do Brasil. Estão inseridos no contexto da Atenção Básica em Saúde não só pela valorização do conhecimento tradicional e da biodiversidade brasileira como também para a diminuição dos custos que o município tem com Medicamentos industrializados”, explica a decana da Escola de Saúde, Rochele Rossi.

Sobre a Farmácia Viva Pe. Clemente Steffen

O projeto foi elaborado por uma equipe multiprofissional, com a participação de servidores da Secretaria de Saúde, professores do CEEPRO e docentes da Unisinos com experiência na área de plantas medicinais e fitoterápicos, quanto aos aspectos biológicos, fitotécnicos (cultivo), fitoquímicos, farmacológicos, magistrais e de controle de qualidade. O cultivo das plantas em horto será realizado no CEEPRO, que possui uma área territorial de 52 hectares destinada aos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Florestas.

Com relação ao elenco de plantas medicinais levou-se em consideração a viabilidade de cultivo na região e as principais necessidades de saúde a partir de critérios epidemiológicos. Dessa forma, foram selecionadas as seguintes plantas: Maracujá (Passiflora edulis); Malva (Malva parviflora); Melissa (Melissa officinalis); Boldo brasileiro, falso boldo (Plectranthus barbatus); Camomila, maçanilha (Matricaria chamomilla); Tansagem (Plantago australis); e Confrei (Symphytum officinale).

O processamento, manipulação das plantas e controle de qualidade será realizado na Farmácia de Manipulação da Unisinos, que foi implantada com objetivo de proporcionar um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de manipulação de medicamentos e cosméticos. A dispensação ocorrerá inicialmente na Farmácia Municipal e Distrital, uma vez que o município não possui dispensação de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o momento.

Escola de Saúde da Unisinos participa de inauguração no Hospital Dom João Becker

Na manhã da terça-feira, dia 28/03, aconteceu a Cerimônia de entrega da Área de Ensino e Pesquisa e Relacionamento com o Corpo Clínico do Hospital Dom João Becker. O espaço é destinado aos professores e alunos residentes das universidades para que possam interagir com o corpo clínico, possibilitando dessa forma a vinda de mais médicos para a produção de conhecimento e cobertura de saúde do hospital.

Estiveram presente na inauguração o reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci; a decana da Escola de Saúde, Rochele Rossi; os coordenadores do curso de Medicina, Cláudia Stadtlober e André Anjos dos Santos; e outros professores da graduação. “Destaco, a qualidade de ensino e de atendimento dos médicos do Hospital Dom João Becker, bem como a excelente acolhida que os alunos Unisinos recebem naquele espaço”, frisa o reitor.